sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Clero de Coari realiza encontro e celebra Missa dos Santos Óleos


Manacapuru acolheu nesta semana, de 13 a 16 de setembro a reunião do clero da Diocese de Coari. Participou o clero diocesano e os Missionários Redentoristas que trabalham na diocese. Esta foi a primeira reunião do clero em que participou o novo diácono da diocese, Edinei Lima de Souza, que proximamente será ordenado presbítero.

O encontro aconteceu num clima de comunhão fraterna, sendo uma oportunidade para rezar juntos, partilhar a vida presbiteral, avaliar o trabalho pastoral que está sendo realizado e traçar pistas para o futuro da evangelização na diocese de Coari.

Os trabalhos começaram com uma análise de conjuntura do momento atual e da realidade eclesial, dedicando boa parte do tempo à formação permanente do clero. O encontro serviu para tomar algumas decisões e avançar nos projetos para o ano 2022.



A partilha fraterna de cada um contribuiu para uma visão mais ampla da vida presbiteral dos presbíteros da Diocese de Coari, ajudando na avaliação da caminhada eclesial em tempo da pandemia. Os trabalhos foram guiados pelas orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e do Regional Norte 1.

Dentro dos trabalhos foi dedicado bastante tempo à Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e ao XVI Sínodo Ordinário dos Bispos em 2023, em Roma, com as suas três fases. Ao lado dos assuntos administrativos não faltou os momentos de confraternização e de lazer.



O encontro do clero da Diocese de Coari culminou com a solene Missa Campal na Matriz da Paroquia Cristo Libertador onde na presença numerosa dos fiéis, com a observância de todas as regras sanitárias, foi celebrada a Missa dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais.

Tem sido um encontro que segundo os participantes, “nos renovou na nossa vocação presbiteral, nos animou na nossa missão evangelizadora e fortaleceu os laços de comunhão presbiteral”. O clero e o bispo de Coari, Dom Marcos Piatek, agradecem ao Pe. Paulo Araújo, pároco da Paroquia Cristo Libertador, em Manacapuru, pela organização e o desenvolvimento do encontro presbiteral.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

2 comentários: