sábado, 24 de setembro de 2022

Encontro de Capacitação busca reanimar Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Norte1


A Pastoral da Pessoa Idosa Regional Norte1 realiza de 23 a 25 de setembro um encontro de capacitação na Maromba de Manaus, com representantes das dioceses e prelazias que fazem parte do Regional, contando com a presença da Ir. Maria Lúcia Rodrigues, Coordenadora Nacional dessa pastoral.

O encontro quer “estar reanimando a Pastoral aqui neste Regional, estar trabalhando com os coordenadores, seja ele os coordenadores regionais, como diocesanos, como paroquiais, também os facilitadores, aqueles que trabalham, que dão a capacitação para novos líderes”, segundo a Ir. Maria Lúcia.

A metodologia do encontro segue o método ver, julgar/iluminar, agir, perseverar, abordando questões relacionadas com a metodologia de trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa, sua relação com as Pastorais Sociais, o sistema de informação da Pastoral da Pessoa Idosa na web, no aplicativo, nas redes sociais, a sustentabilidade e transparência.



Segundo a Ir. Maria Lúcia Rodrigues, o encontro “é uma forma de fazer essa caminhada juntos, de estar recordando, de estar reafirmando aquilo que é o essencial da Pastoral, que é o acompanhamento à pessoa idosa”.

Uma pastoral que se torna cada vez mais urgente. Segundo sua Coordenadora Nacional, “a Pastoral da Pessoa Idosa, ainda mais nesse tempo que o Brasil está envelhecendo cada vez mais, ela vem dar essa resposta, nesse acompanhamento à pessoa idosa, e mais importante ainda que é lá no seu domicílio, é lá na família, lá onde que ele mora que a Pastoral da Pessoa Idosa faz esse acompanhamento”.

Nessa perspectiva, a religiosa considera que a Pastoral da Pessoa Idosa “é uma graça de Deus a gente ter a Pastoral na Igreja, porque nós estamos do lado daqueles que mais precisam neste momento, as pessoas idosas que estão em situação de vulnerabilidade, na solidão, no abandono”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário