sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Dom Walmor: “Vamos a dar um basta aos sentimentos que estão contaminando o processo eleitoral”


Brasil realiza neste domingo 30 de outubro o segundo turno das eleições. Nesse dia serão eleitos os governados que não ultrapassaram 50% dos votos no primeiro turno e o novo Presidente da República, cargo al que concorrem o atual Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e o Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Diante da atual conjuntura e em vista do segundo turno da eleição, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma mensagem em vídeo onde faz um chamado para que “haja paz, serenidade e esperança”.

O Presidente do episcopado começou lembrando as preces do Papa Francisco na audiência da última quarta-feira 26 de outubro, em que ele pediu a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, “que nos livre do ódio, da intolerância e da violência”.




Enfaticamente, Dom Walmor pediu para “dar um basta aos sentimentos que estão contaminando o processo eleitoral, dividindo famílias, rompendo amizades”. O Arcebispo de Belo Horizonte lembrou de situações que estão acontecendo nos últimos dias, afirmando que “até templos foram profanados com sacerdotes a serviço do altar desrespeitados, situações graves que revelam a ausência de senso crítico, uma cega idolatria a pessoas, inviabilizando o adequado exercício da cidadania”. São vários os padres, inclusive bispos, que têm sido atacados dentro das igrejas pelo fato de defender a democracia e os pobres, mesmo sem citar o nome de nenhum dos candidatos.

Nessa conjuntura, o Presidente da CNBB fez um “convite para o exame de nossas atitudes, verificar se de fato a coerência com o Evangelho, o Evangelho de Jesus, que nos pede compromisso com amor fraterno, a não violência, o incansável amor aos pobres e excluídos”. Dom Walmor insiste em sua mensagem que “a nossa reverência de discípulos não pode ser dedicada a este ou aquele candidato, ao mercado ou ao dinheiro, mas a Jesus Cristo, o Único Mestre, o Príncipe da Paz”.

Finalmente, “em profunda unidade com a mensagem do Papa Francisco”, Dom Walmor suplica “à Mãe Aparecida interceda pelo povo brasileiro, livrando-nos do ódio, da intolerância e da violência”.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1


Nenhum comentário:

Postar um comentário