domingo, 21 de maio de 2023

Dom Leonardo: “Cristo foi elevado ao mais alto dos céus; contudo continua sofrendo na terra”


“Antes de ocultar-se, Jesus envia os discípulos, lhes entrega uma missão: ‘ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!’”, afirmou dom Leonardo Steiner na Solenidade da Ascensão do Senhor, recordando que São Marcos diz: “Ide e anunciai o Evangelho a toda a criatura”.

Segundo o cardeal Steiner, “Jesus ressuscitado envia os seus discípulos a difundir o Evangelho por todo o mundo e se eleva ao céu. Ascensão exorta-nos a elevar o olhar para o céu, e seguir a missão recebida: ir a todo os povos, a toda a criatura e anunciar que existe nova vida, uma boa notícia; agora, esperança: não mais a morte, mas a vida”.

O Arcebispo de Manaus considera “admirável que Jesus confie essa missão a um grupo pequeno, quase insignificante”, lembrando as palavras do Papa Francisco, para quem “este grupo restrito, irrelevante diante das grandes potências do mundo, é enviada para levar a mensagem de amor e de misericórdia, da mansidão e do consolo a todos os recantos da terra”.

“Ide e fazei discípulos! Ide e fazei seguidores, ide e fazei anunciadores. Em todos os povos haja discípulos de Jesus. Em todos os povos Jesus seja anunciado, amado e seguido. Em todos os cantos da terra possa ressoar a presença do Crucificado-ressuscitado, o novo Reino. Novo Reino, novas comunidades que na alegria de conhecer a Jesus, no significado de sua morte e ressurreição, testemunhem que todos podem participar da alegria, da beleza e do júbilo da salvação”, é o chamado de Jesus, segundo o cardeal.



Lembrando a primeira leitura, que “nos fez ver a estaticidade dos discípulos apesar de terem sido enviado”, Dom Leonardo insiste em que “os homens de branco os enviam, pois não devem permanecer parados olhando para o céu. Nos Atos dos apóstolos lemos como eles são transformados em pregadores destemidos, em testemunhas vivas do Ressuscitado. Eles ao iremos a povos diversos oferecem a própria vida como pregação”. Segundo o arcebispo de Manaus, “neles também nós recebemos a missão”, que nos pede: “Ide discípulos e discípulas; a caminho, falando, testemunhando a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Visibilizar a sua vida, a sua paz, o seu bem, a sua misericórdia, a magnanimidade, a superabundância de bem e bondade. Não podemos guardar para nós esse tesouro extraordinário. Ide e fazei missionários, missionárias, anunciadoras e anunciadores”.

É a missão que recebemos no batismo e nos foi confirmado pela crisma. Pelo batismo e pela crisma somos enviados a anunciar e testemunhar a Jesus.  A graça do batismo e o dom da crisma que nos envia, nos faz missionários, missionárias, do Crucificado-ressuscitado. Com nossos gestos e palavras nos tornamos os pregadores de Jesus. Com nosso modo de viver da bondade e da misericórdia, da magnanimidade e gratuidade, vamos visibilizando a presença de Jesus que sobre ao céu”, destacou o cardeal.  

Citando as palavras de Papa Francisco sobre a Ascensão do Senhor, que “inaugura uma nova forma de presença de Jesus no meio de nós”, o cardeal disse que “Cristo foi elevado ao mais alto dos céus; contudo continua sofrendo na terra através das tribulações e aflições que experimentamos ao tentarmos viver do Evangelho. Elevado ao céu continua na terra estar com fome, com sede, sem casa, preso, doente, nu”, lembrando as palavras de Mateus 25: “Eu estava com fome e me destes de comer”. Segundo Dom Leonardo, “o Ide e batizai, tem essa grandeza de perceber a presença de Jesus em cada irmã e cada irmão que sofre e passa por necessidade. E não só as necessidades corporais, mas também as da alma”.

Inspirado nas palavras de Santo Agostinho, o arcebispo questionou: “Porque não havemos também nós, enquanto trabalhamos ainda sobre a terra, de descansar já com Cristo no céu, por meio da fé, esperança e caridade, que nos unem ao nosso Salvador?”. Segundo ele, “Cristo está no céu, mas está também conosco; e nós, permanecendo na terra, estamos também com Ele. Ele está conosco pela sua divindade, pelo seu poder, pelo seu amor; nós, embora não possamos realizar isso pela divindade, como Ele, podemos realizá-lo ao menos pelo amor para com Ele”.



Dom Leonardo também lembrou que na Solenidade da Ascensão a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ele recordou que na Mensagem somos chamados a “falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”, segundo nos diz a Carta aos Efésios. Citando um trecho da Mensagem, ele insistiu na necessidade de falar com o coração, pois “só no amor será possível a paz, a fraternidade”.

Igualmente, recordou que com a Solenidade da Ascensão do Senhor iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Inspirada no texto de Isaias que irá guiar nossa oração neste ano, o cardeal insistiu em “fazer o bem, e buscar a justiça. Nós seguidores e seguidoras de Jesus, nós cristãos, nos unirmos no bem; que o Bem possa nos unir. No bem e na bondade, a justiça possa guiar nossas relações. A justiça que supera o racismo, o preconceito religioso, os antagonismos”.

“Ascensão do Senhor! Hoje nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao céu; suba também com ele o nosso coração. E assim como ele subiu sem se afastar de nós, também nós subamos com ele, embora não se tenha ainda realizado em nosso corpo o que nos está prometido”, disse, lembrando as palavras de Santo Agostinho. Daí chamou a que “caminhemos e anunciemos o novo Reino, acreditemos que só o amor é capaz de transforma nosso corações e relações”. Finalizando com a oração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário