sábado, 12 de agosto de 2023

4º Encontro de Ecoteologia: Contribuições da Teologia para superar violências na Amazônia


A Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA), A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte I), e a Faculdade Católica do Amazonas organizam o 4º Encontro de Ecoteologia, que será realizado em Manaus de 13 a 15 de setembro.

Um encontro que quer dar continuidade a um caminho iniciado em 2017, buscando “refletir temáticas relacionadas à Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, e aprofundar reflexões teológicas para qualificar a atuação de nossas organizações, comunidades e missionários na Amazônia brasileira”. Posteriormente, em 2021 foi realizado virtualmente o 2º Encontro, “refletindo questões centrais do debate sinodal que inspiram o conjunto da Igreja Católica e de igrejas irmãs na busca de novos caminhos para a evangelização”, tendo acontecido o 3º Encontro em 2022, após o Documento de Santarém 2022, “refletindo os processos de violência que, em toda a sua pluriformidade, tem se agravado no mundo, mas, sobretudo, no que tange à destruição da vida do bioma amazônico” e aos povos que o habitam.

O 4º Encontro quer “refletir, produzir ecoteologia e ecoespiritualidade a partir do espaço para a sororidade, bem-viver, escuta com diálogo dos processos de conflitos e desafios socioambientais que tem impactado a vida do bioma e povos amazônicos com anúncio de eco de esperança gerados pelas ricas experiências de envolvimento, resistência, resiliência e de enfrentamento as injustiças socioambientais e diante do Extrativismo Predatório imposto a esses territórios e povos”.

O objetivo é refletir “as necessárias e estratégicas contribuições da teologia para a superação das múltiplas violências, conflitos e disputas que ameaçam a Amazônia”, animando a resistência. Se busca desenvolver a teologia biopolítica da não-violência, consolidar o paradigma da Ecologia Integral, evidenciar as propostas do Sínodo para a Amazônia e Documento de Santarém2022, superar os conflitos e disputas que assolam a Amazônia, aprofundar sobre práticas ecológicas transformadoras.



Será um espaço de reflexão e interação entre os participantes, de imersão na realidade local, que quer involucrar o clero do Regional Norte1. Igualmente o encontro será oportunidade para aprofundar na educação, espiritualidade e cosmovisões ecológicas. O encontro contará com a assessoria do padre Ricardo Castro, o padre Hudson Ribeiro, o Ir. Afonso Murad, a professora Marcia Maria Oliveira e a Ir. Irene Lopes.

O 4º Encontro de Ecoteologia é “um momento bem importante para continuar as nossas reflexões sobre Ecoteologia na Amazônia”, segundo a Ir. Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia e secretária executiva da REPAM-Brasil. Um encontro que pretende “chegar um pouco mais próximo da realidade local”, disse o padre Hudson Ribeiro, diretor da Faculdade Católica do Amazonas, que destacou o apoio do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura da Amazônia, e outros parceiros como o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), paróquias e pessoas que são envolvidas na discussão da Ecologia Integral e experiências de base comunitária.

Um Encontro que, segundo foi discutido na última reunião de preparação com a participação de representantes das entidades que organizam o evento, realizada nesta sexta-feira 11 de agosto em Manaus, pretende trazer “esperança de mudanças, mas sobretudo uma base teórica da Ecoteologia, que ajude a refletir sobre aquilo que já se construiu e aquilo que precisa construir”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário