domingo, 21 de fevereiro de 2021

Sob a liderança do Papa, somos Igreja em constante conversão

 

40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia 
 22 DE FEVEREIRO: Cátedra de São Pedro, Apóstolo


PEDIDO DA GRAÇA

No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:

Senhor, neste  tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.

Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.

OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA

Naquele tempo: Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".

Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". (Mt 16,13-19)

 

REFLETINDO COM A LAUDATO SI’

Neste dia em que celebramos a festa da Cátedra de São Pedro, louvamos a Deus pela pessoa do Papa Francisco, sucessor de Pedro, por nos guiar e provocar a não sermos uma Igreja alienada e fechada em si mesma, por nos ensinar que “a Igreja, com a sua ação, procura não só lembrar o dever de cuidar da natureza, mas também e ‘sobretudo proteger o homem da destruição de si mesmo’” (LS, 79). Contudo, muitos ainda preferem viver um tipo de espiritualidade desligada da realidade e acusam o Papa de se envolver em questões “mundanas” como a situação ecológica, econômica, migratória etc. 

Diante disso, Francisco é o primeiro a falar da necessidade de superarmos uma concepção de fé espiritualista e voltada apenas para as “almas”, quando diz: “Temos de reconhecer que nós, cristãos, nem sempre recolhemos e fizemos frutificar as riquezas dadas por Deus à Igreja, nas quais a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia” (LS 216).



AVANÇANDO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Após um momento de silêncio...

À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.

Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.

Concluo com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. 

 

FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA

“Como Igreja de discípulos missionários, imploramos a graça dessa conversão que ‘implica deixar escapar todas as consequências do encontro com Jesus Cristo nas relações com o mundo ao seu redor’ ( LS, 217)”

(Documento Final do Sínodo para a Amazônia, 18)


Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ

Um comentário:

  1. Viva o Papa Francisco! Muito agradecida a Deus pelo Dom de sua vida e por alimentar nosso sonho de um mundo mais justo para todos.

    ResponderExcluir