segunda-feira, 8 de março de 2021

Louvando a Deus pelo rosto feminino da criação

 

40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia 

8 DE MARÇO: Segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma


PEDIDO DA GRAÇA

No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:

Senhor, neste  tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.

Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.


OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA


Assim como a corça suspira

pelas águas correntes,

suspira igualmente minh'alma

por vós, ó meu Deus!

 

A minh'alma tem sede de Deus,

e deseja o Deus vivo.

Quando terei a alegria de ver

a face de Deus?

 

Enviai vossa luz, vossa verdade:

elas serão o meu guia;

que me levem ao vosso Monte santo,

até a vossa morada!

 

Então irei aos altares do Senhor,

Deus da minha alegria.

Vosso louvor cantarei, ao som da harpa,

meu Senhor e meu Deus!

 

(Sl 41,2.3; Sl 42,3.4


REFLETINDO COM A LAUDATO SI’

Neste Dia Internacional da Mulher, queremos louvar o “Deus da minha alegria”, como diz o salmo, pela força e o dom que são as mulheres na sociedade e na Igreja, como recorda o Papa Francisco, destacando o papel delas na evangelização da Amazónia, onde “há comunidades que se mantiveram e transmitiram a fé durante longo tempo, mesmo decênios, sem que algum sacerdote passasse por lá. Isto foi possível graças à presença de mulheres fortes e generosas, que batizaram, catequizaram, ensinaram a rezar, foram missionárias, certamente chamadas e impelidas pelo Espírito Santo. Durante séculos, as mulheres mantiveram a Igreja de pé nesses lugares com admirável dedicação e fé ardente” (QA, 99).

 

Que Maria, “a mãe que cuidou de Jesus” e que agora “cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido” interceda por todas as mulheres, vítimas de tantas formas de violência e preconceito, nos ajudando “a contemplar este mundo com um olhar mais sapiente” (LS, 241).





AVANÇANDO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Após um momento de silêncio...

À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.

Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.

Concluo com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. 


FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA

A sabedoria dos povos ancestrais afirma que a Mãe Terra tem um rosto feminino. (Documento Final do Sínodo para a Amazônia, 101)


Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário