terça-feira, 2 de março de 2021

Tecendo redes de fraternidade e vida digna para todos

 

40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia 

3 DE MARÇO: Quarta-feira da 2ª Semana da Quaresma


PEDIDO DA GRAÇA

No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:

Senhor, neste  tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.

Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.


OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA

Retirai-me desta rede traiçoeira,

porque sois o meu refúgio protetor!

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,

porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

 

Ao redor, todas as coisas me apavoram;

ouço muitos cochichando contra mim;

todos juntos se reúnem, conspirando

e pensando como vão tirar-me a vida.

 

A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio,

e afirmo que só vós sois o meu Deus!

Eu entrego em vossas mãos o meu destino;

libertai-me do inimigo e do opressor!

(Sl 30,5-6.14.15-16)


REFLETINDO COM A LAUDATO SI’

No contato com as populações indígenas da Amazônia, aprendemos que “na selva, não apenas a vegetação está entrelaçada, mantendo uma espécie na outra, os povos também se inter-relacionam em uma rede de alianças que contribuem para todos. A selva vive de inter-relações e interdependências e isso ocorre em todas as áreas da vida. Graças a isso, o frágil equilíbrio da Amazônia foi mantido por séculos” (DF, 43). Mas, infelizmente, como recorda o salmista, nem todas as redes promovem a vida e a justiça, mas ao contrário são sinais de morte e do anti-Reino.

Contra essas “redes traiçoeiras”, temos que tecer redes de fraternidade e dignidade com todos os seres vivos, pois “[...] tudo está interligado. Se o ser humano se declara autónomo da realidade e se constitui dominador absoluto, desmorona-se a própria base da sua existência” (LS, 117).





AVANÇANDO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Após um momento de silêncio...

À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.

Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.

Concluo com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. 


FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA

Cristo redimiu o ser humano inteiro e deseja recompor em cada um a sua capacidade de se relacionar com os outros. (Querida Amazônia, 22)

Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário