sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Regional Norte 1 convoca momento de formação sobre CF e Sínodo 2023


Uma das propostas da 48ª Assembleia Regional Norte 1, que aconteceu de 20 a 23 de setembro, foi a celebração do Seminário para os multiplicadores e as multiplicadoras da Campanha da Fraternidade do ano de 2022.

O Regional Norte 1, numa carta aos Senhores Bispos, Coordenadores Diocesanos de Pastoral e Coordenadores das Pastorais, Organismos e Serviços do Regional, convocou o Seminário da Campanha da Fraternidade que acontecerá na Maromba de Manaus, de 22, iniciando à noite, a 24 de novembro, encerrando com o almoço. Logo após, 24, iniciando à tarde, e 25 de novembro, até o final do dia, no mesmo local, vai acontecer um Seminário com os animadores e animadoras do Sínodo dos Bispos de 2023.

O encontro de formação para multiplicadores e multiplicadoras da Campanha da Fraternidade é realizado todos os anos, segundo Francisco Lima. Em 2022, a Campanha da Fraternidade 2022, tem como tema “Fraternidade e Educação”, e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, onde devem participar, afirma o secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB, “multiplicadores e das multiplicadoras das nossas dioceses e prelazias”.

Francisco Lima lembra que “ligado a esse seminário, a Igreja está vivendo um tempo de esperança, um tempo de refletir sobre a sua própria atuação. O Papa Francisco convocou um novo Sínodo dos Bispos, cuja assembleia ocorrerá em 2023 e haverá um tempo de preparação. Todas as dioceses e prelazias são convidadas a fazer a fazer a abertura local deste sínodo no próximo domingo, 17 de outubro”.



O secretário executivo destaca que existe “um desafio muito grande no Regional com relação à questão tecnológica, nós não conseguimos realizar uma preparação de forma virtual e só agora está sendo possível realizarmos algumas atividades”. Ele lembra que este novo sínodo que o Papa convocou tem como tema, “Por uma Igreja sinodal”, e o como lema, “Comunhão, participação e missão”.

Desde a secretaria executiva do Regional Norte 1, se insiste em que “nós queremos nos preparar para estes dois momentos tão importantes para nossa Igreja, a Campanha da Fraternidade com um tema tão relevante para o nosso tempo atual, que é a questão da educação, e o Sínodo, que nos faz pensar nesse caminho da nossa Igreja, que precisa cada vez mais ser de comunhão, de participação e missão”.

Finalmente, Francisco Lima, anima a “que nós possamos nos preparar bem para esses dois momentos, que as nossas dioceses, as nossas prelazias, as nossas pastorais, organismos e serviços do nosso Regional possam participar bem destes dois momentos de formação que ocorreram no mês de novembro”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário