sábado, 17 de setembro de 2022

Assembleia Regional Norte1: “A partir de uma Igreja Sinodal continuar construindo caminhos de vida”


O Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza nesta semana, de 19 a 22 de setembro, na Maromba de Manaus, a 49ª Assembleia Regional, com o tema: “Santarém Encarnação na realidade e Evangelização Libertadora: caminho de comunhão participação e missão”.

Os bispos das nove dioceses e prelazias, coordenadores de pastoral, representantes dos povos indígenas e das pastorais em nível regional estão convidados, sendo esperados mais de 70 participantes, um número significativo depois de dois anos de pandemia, segundo a Ir. Rose Bertoldo.

Comentando a programação da assembleia, a Secretária Executiva do Regional Norte1 afirma que inicia com “uma análise de conjuntura sociopolítica e econômica, tão necessária nestes tempos às vésperas das eleições”, tendo como assessores o professor Marcelo Seráfico e Dom Adolfo Zon, Bispo da Diocese de Alto Solimões.

Uma assembleia “marcada por estudos principalmente do Documento de Santarém bem como a partilha do estudo realizado em preparação para o Sínodo sobre sinodalidade que vieram das dioceses”, destaca a Ir. Rose Bertoldo. A religiosa lembra também a importância da “partilha da caminhada missionária fundamentadas a partir das diretrizes que estão sendo colocadas em prática em cada Igreja particular”, analisando os avanços realizados na concreção das diretrizes no último ano e vendo como seguir avançando desde a perspectiva de Santarém e do Sínodo. 



A Secretária Executiva do Regional também lembra que “queremos acolher a chegada e a presença de Dom José Altevir da Silva, novo Bispo da Prelazia de Tefé, em nosso meio sendo a primeira Assembleia que ele participa no Regional, bem como a acolhida de Dom Leonardo como Cardeal da Amazônia”.

“Uma assembleia que nos enche de esperança pois temos muito muita clareza do caminho que o Regional vem construindo ao longo desses anos e queremos a partir de uma Igreja Sinodal continuar construindo caminhos de vida”, segundo a Ir. Rose Bertoldo.

Cada uma das pastorais vai ter seu espaço para partilhar sua caminhada, sendo também abordada a 6ª Semana Social Brasileira, e questões relacionadas com a Comissão para a Amazônia, que tem como presidente o Cardeal Steiner, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), e a Conferência Eclesial da Amazônia (REPAM). Junto com isso, o Congresso Missionário Nacional, que irá acontecer em Manaus em 2023, a experiência Missionária de Seminaristas, a ser realizada também em Manaus no próximo janeiro, o Decreto e Proteção de Menores e as conclusões da 59ª Nacional da CNBB.

No dia 23 de setembro, os bispos continuarão reunidos para tratar questões referentes ao Seminário São José e a caminhada dos seminaristas. No mesmo dia será realizado o Lançamento da Faculdade Católica do Amazonas.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário