segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Advento: Tempo de Esperança, ou Desejo de Deus?


"É por isso que ao entrar neste mundo, Cristo diz: ‘não quiseste sacrifícios e oferendas, mas formaste-me um corpo. Holocaustos e oblações pelo pecado não te foram agradáveis'. Então eu disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade".

Realizar o Desejo de Deus, foi para Jesus um Projeto de Vida. Ele que traz em seu nome identidade e missão. Jesus em hebraico significa aquele que salva.

A vinda do Filho de Deus à terra, é um acontecimento tão grandioso, que Deus quis prepará-lo durante séculos. Ele foi anunciado pela boca dos profetas que se sucedem em Israel. Chega a despertar no coração dos pagãos a obscura expectativa de sua vinda! Por isso eu pergunto: Advento, é tempo de esperança ou é Desejo de Deus?

De qualquer forma, prepare o seu coração neste tempo de espera, para o Menino que há de vir. "Exulte o coração dos que procuram o Senhor" (Sl 105,3). Maria nos ensina a procurar Jesus. Com seu Sim, a Mãe de Deus e nossa Mãe, nos ensina a obediência na fé: "faça-se em mim, segundo a tua Palavra" (Lc 1, 38).



Amados irmãos e irmãs, o tempo do Advento nos fala das maravilhas e da ternura de Deus; vivamos este tempo com profunda gratidão e na busca constante da nossa própria conversão.

O tempo do Advento tem a duração de quatro semanas. Este ano, vai de 27 de novembro a 24 de dezembro de 2022. Os quatro domingos do tempo do Advento irão nos ajudar a bem viver este tempo da Esperança, do Desejo de Deus. É um tempo de espera e de esperança para a chegada de Cristo.

As duas primeiras semanas do Advento visam a preparação para a chegada de Jesus Cristo, e as duas últimas semanas do Advento propõem-se a fazer a preparação para a celebração do Natal.

A coroa do Advento é um símbolo do Natal utilizado nas igrejas durante o tempo do Advento. Consiste em um ramo verde disposto em forma circular, onde são colocadas quatro velas nas seguintes cores: verde, vermelha, roxa e branca. A cada domingo uma vela é acesa, até que todas estejam acesas no último domingo do Advento.



As velas são acesas na ordem abaixo e têm os seguintes significados:

1º Domingo do Advento: vela verde, significa a esperança que a vinda de Jesus nos traz.

2º Domingo do Advento: vela vermelha, significa o amor de Deus por nós.

3º Domingo do Advento: vela roxa, significa a reflexão que este tempo requer das pessoas, mas com alegria pela vinda de Jesus.

4º Domingo do Advento: vela branca, significa Jesus, que é a luz que ilumina o mundo, tirando-o da escuridão.

Neste tempo vivamos a ternura de Deus, a obediência na fé, na pessoa de Maria.

Jesus, verbo que se torna carne e vem habitar entre nós, une o Desejo de Deus ao Sim de Maria. E nos diz: "Eu vim para fazer a tua vontade".

Feliz Advento!


Dom Altevir, CSSp - Bispo de da Prelazia de Tefé-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário