sexta-feira, 25 de novembro de 2022

“Igreja Sinodal: Vocacionada pela Palavra a Construir Comunidades Eclesiais Missionárias”: VII Assembleia Diocesana de Coari


A Diocese de Coari realiza a VII Assembleia Diocesana de Pastoral de 25 a 27 de novembro com a presença de 165 representantes das paroquias, comunidades, movimentos e pastorais. O tema da Assembleia, que acontece na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Coari, é “Igreja Sinodal: Vocacionada pela Palavra a Construir Comunidades Eclesiais Missionárias”.

A Diocese de Coari realizou sua primeira Assembleia de Pastoral em 1975, uma Igreja que caminha junto, sinodal, como comunidade, insistiu Dom Marcos Piatek. No III Ano Vocacional, o Bispo da Diocese de Coari destacou que todos somos vocacionados para a vida, para a existência, para a fé a partir do Batismo. Uma Igreja que se alimenta com a Palavra e existe para evangelizar.

Dom Marcos vê a Assembleia como três dias para realizar, refletir, avaliar e planejar a missão evangelizadora da Diocese de Coari. Uma caminhada missionária que tem como fundamento e luz a fé. Uma evangelização que se torna ainda mais necessária, segundo o Bispo, diante da globalização da indiferença, que leva a fechar os olhos diante de tantas realidades presentes na sociedade. Diante disso, ele ressaltou que o discípulo tem que ler os sinais dos tempos.



Como metodologia para a Assembleia, que disse ter que se inspirar no Livro do Apocalipse, se faz necessário reconhecer as limitações, mas sem desanimar-se, e reconhecer a fé e esperança para chegar na vida plena. Para isso, chamou a colocar a Assembleia Diocesana nas mãos do Espírito Santo e de Maria.

A Diocese de Coari é uma Igreja que vive a sinodalidade há muito tempo, uma Igreja que caminha junto no desafio de evangelizar as diferentes realidades e comunidades que fazem parte da Diocese, uma Igreja pé no chão que tem compromisso com a vida, sobretudo com quem tem menos condição, com quem não tem voz, nem vez. Uma Assembleia que quer reforçar a corresponsabilidade e fazer com que os participantes e a Diocese como um todo possa sair da VII Assembleia Diocesana mais entusiasmados, motivados, renovados e apaixonados para caminhar juntos.

A Assembleia está sendo momento para que as paróquias, pastorais e movimentos da Diocese partilhassem sua caminhada, mas também para refletir sobre a conjuntura sociopolítica e eclesial. Os participantes da Assembleia irão estudar documentos da Igreja da Amazônia e do Brasil. O “Documento de Santarém 50 Anos: Gratidão e Profecia”, o Documento “E a Palavra habitou entre nós”, e o Texto Base do III Ano Vocacional.

Ao longo da Assembleia, que será encerrada com uma celebração eucarística onde será feita a memória dos 100 anos do nascimento do primeiro Bispo da Diocese de Coari, Dom Mário Anglim, e dois seminaristas receberão o Acolitado, serão programadas as atividades para o ano 2023.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação Regional Norte1

Um comentário:

  1. Boa tarde! É possível compartilhar a análise de conjuntura? Meu email é elianecosta41@hotmail.com. Muito obrigado desde de já!

    ResponderExcluir