domingo, 26 de março de 2023

38ª Assembleia do COMINA aborda preparação do V Congresso Missionário Nacional em Manaus


A sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília acolheu de 24 a 26 de março de 2023 a 38ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), com a presença de representantes de todos os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nosso Regional Norte1 foi representado por Dom José Altevir da Silva, Bispo da Prelazia de Tefé e o Padre Gutemberg Pinto, da Arquidiocese de Manaus.

Durante a Assembleia foi apresentada a dinâmica e o espaço do V Congresso Missionário Nacional, que será realizado na Arquidiocese de Manaus, de 10 a 15 de novembro, que foi lançado na última sexta-feira, primeiro dia da Assembleia do COMINA. Em preparação ao Congresso será iniciado na segunda-feira, 27 de março um Seminário.

Foi avaliado durante a Assembleia do COMINA o Programa Missionário Nacional, deixando claro o que não foi possível realizar, mas também o que foi realizado, sendo apontado alguns sonhos e perspectivas com relação ao Programa Missionário Nacional.



As prioridades assumidas pela 38ª Assembleia Nacional do COMINA são a produção e revisão dos subsídios e materiais para capacitação de lideranças e Conselhos, buscando prestar atenção para que sejam adequados aos contextos e realidades e que seja viável sua reprodução e distribuição inclusive por meios digitais. Uma segunda prioridade é insistir na temática da missão para uma Assembleia Geral da CNBB e sugerir a continuidade dos Grupos de Trabalho para a próxima executiva do COMINA. Junto com isso, foi visto como prioridade recuperar e fortalecer o projeto das Igrejas Irmãs como aquele que motiva, inspira e impulsiona a ação missionária.

Mais uma prioridade é a implantação e fortalecimento dos Conselhos Missionários em todas as instâncias, e junto com isso ampliar a socialização do conteúdo do Projeto Missionário Nacional especialmente junto às bases. Entre as prioridades está a definição de equipes de assessores nos regionais e a atenção prioritária para a sustentabilidade com a criação de uma equipe de reflexão que aponte caminhos. Finalmente, a Assembleia do COMINA determinou como prioridade ampliar o diálogo e a presença junto as pastorais sociais evidenciando o compromisso missionário enquanto profético-social.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário