terça-feira, 16 de abril de 2024

Dom Altevir: Diretrizes para a Ação Evangelizadora “sinodalidade em prol da missão”


Na 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que está sendo realizada em Aparecida (SP), de 10 a 19 de abril de 2024, o bispo da prelazia de Tefé e secretário do Regional do Regional Norte1 da CNBB, dom José Altevir da Silva, que já tem participado de várias assembleias, destaca como importante nelas “a comunhão entre nós, entre os bispos, assessores’.

A atual assembleia destaca “as temáticas, a metodologia, totalmente diferente, isso tem fortalecido a esperança e essa assembleia vai trazer frutos muito positivos para a Igreja no Brasil, na situação que nós estamos vivendo, uma situação tão exigente do processo evangelizador, mas que na maneira como estamos vivendo essa assembleia, isso vai nos indicar caminhos”.

Segundo o bispo de Tefé, “as diretrizes, elas sempre dão um norte. Por isso o processo de elaboração das mesmas é algo realmente muito importante”. Dom Altevir lembrou que neste ano, as diretrizes dizem “Alarga o espaço da tua tenda”, que “nos remete a uma caminhada sinodal, a uma caminhada de conjunto, de escuta, a um processo de caminhar juntos, de acolhida”, insistindo em que “isso é tudo o que nós precisamos na Igreja do Brasil, na Igreja da Amazônia”.



Dom Altevir lembrou que “as diretrizes estão sendo construídas, já é o segundo ano que elas se tornam tema central da Assembleia”. O texto das diretrizes é formado por três capítulos: os sinais dos tempos, a conversão pastoral e novos caminhos para a missão. Segundo o bispo, trazendo “a caminhada da Igreja na Amazônia, baseada no Documento de Santarém, baseada nos nossos regionais, principalmente o Norte1, que tem uma caminhada muito firme, ligada à inculturação das celebrações, à vivência na vida do povo”.

Ele ressalta que “essas diretrizes, elas vão trazer elementos iluminadores para nossa realidade, porque ela está vindo de lá, não é de cima para baixo”. Segundo o bispo, “está sendo feito todo um trabalho, especialmente agora, com a presença dos bispos aqui, e o método que nós estamos usando, que é um método de verdadeira escuta, o método que foi aplicado na primeira etapa da Assembleia Sinodal, onde todos participam e de uma maneira orante conseguem trazer elementos da realidade e à luz do Evangelho, com a força do Espírito Santo, consegue realmente devolver para as diversas realidades da nossa Igreja do Brasil”. Dom Altevir insiste nas diretrizes como sinal de esperança muito grande.

O bispo destaca a importância de “trazer a voz do povo para uma instância de decisão como esta”. Na prelazia de Tefé, onde está há quase dois anos, seu bispo destaca a presença dos leigos, a preparação de um plano de pastoral, após um processo de escuta de um ano, onde pode se perceber “os caminhos novos da missão nos dias de hoje e o exercício sinodal, que define como “o Espírito de caminhar juntos que fica na Igreja”, algo que a Igreja de Tefé está vivenciando há muito tempo. Segundo o bispo as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil apontam para “a sinodalidade em prol da missão, não existe missão sem sinodalidade e tampouco a sinodalidade sem a missão”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Um comentário:

  1. E uma satisfação ver a atualização de dom altevir a quem tive o prazer de atuar nas pastorais das paróquia de Vilhena Rondônia...

    ResponderExcluir