Lembrando que “Jesus chama e envia
os doze. Foram chamados e enviados”, iniciou o cardeal Leonardo Steiner a
homilia do 15º Domingo do Tempo Comum. Segundo ele, “na raiz de todo chamado e
envio está a graça do encontro. A iniciativa não é do discípulo, mas do
mestre que é Jesus. Ele busca, ele chama, ele convida, ele atrai. Para ser discípulo
e ser enviado ele é atraído para participar do caminho, da vida de Jesus, do
Reino. Discípulo que é discípulo sente-se encontrado por Jesus e, porque
encontrado o segue”.
Citando o Documento de Aparecida,
ele disse que encontro é “um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo
horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva”, destacando no mesmo
documento que um “acontecimento fundante e encontro vivificante com Cristo,
manifestado como novidade de vida e de missão de todas as dimensões da
existência pessoal e social. Isto requer, a partir de nossa identidade
católica, uma evangelização”.
Na primeira leitura, o arcebispo
de Manaus ressaltou o tocante testemunho de Amós: “Eu não sou profeta, nem
filho de profeta, mas vaqueiro e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor
tomou-me de detrás do rebanho e me disse: Vai profetizar a meu povo Israel.” Nesse
texto, “Amós a nos indicar que o chamado é graça, é escolha de Deus. Não
importa o valor da função, o status que está a exercer, o seu preparo. O que
importa é o que o chamado faz com aquele que foi atraído, com aquele que foi
chamado. Deus faz de um plantador de figos e um cuidado de gado um profeta. Não
é tanto o que fazia, mas o que Deus agora pede que o faça”, disse o presidente
do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1).
Algo que segundo dom Leonardo
também aconteceu com os discípulos: “Pedro, Tiago, João: eram pescadores;
Mateus era cobrador de impostos. Jesus que chama e aquele que se sente chamado
responde. Responde na condição em que vive. E porque aceita o chamado,
pode ser enviado”. Ele disse que “no chamado existe um mistério do desígnio do
agrado, do bem-querer de Deus! É benevolência de Deus, pois chamado é
gratuidade. E a resposta é de gratuita, alegre, cheia de gratidão. O dar-se
conta de ser visto, escolhido e amado por Deus desperta a alegria suave e
benfazeja; uma resposta, uma correspondência de gratuidade. Não só o chamado é
do Senhor, mas também o envio. O chamado-envio é de Jesus. Ninguém se chama e
se envia a si mesmo”.
“A vocação e a missão nascem com o
chamado. No chamado nasce o profeta e na profecia
recebe as palavras necessárias para o anúncio. No chamado nasce o
discípulo, no chamado nascemos todos nós que seguimos a Jesus. No chamado há um
envio, um desalojar, um sair para seguir e no seguir existe um segundo sair
para testemunhar, ser presença de quem chamou”, ressaltou o cardeal Steiner.
Relatando o feito pelos apóstolos,
ele disse que “partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram demônios,
ungiram os doentes e curaram. Partiram porque enviados, enviados porque
chamados. Chamados e responderam, conviveram, escutaram e entraram nos
ensinamentos. Chamados, enviados, pregadores. Pregadores, porque chamados e
responderam. Mas, para a pregação não basta o chamado, a resposta e o envio. No
envio existe uma riqueza que pede liberdade para o caminho, para as
palavras, para as curas”.
Nesse sentido, o arcebispo de
Manaus afirmou que “tanto no chamado quanto no envio percebemos uma liberdade: ‘Deixa
teu pai e tua mãe!’; ‘nem pão, nem alforje, nem dinheiro!’. Existe uma
dinâmica de relação que desperta para um despojamento para um revestimento.
Despojamento para participação no discipulado; um despojamento para o envio
missionário. É a possibilidade de participação e plenificação!”
O cardeal mostrou que Papa
Francisco nos ensina que “o estilo do missionário, tem dois pontos
essenciais: ‘a missão tem um centro; a missão tem um rosto.
O discípulo missionário tem antes de mais um centro de
referência, que é a pessoa de Jesus. A narração indica isto usando uma série de
verbos que têm a Ele como sujeito — «chamou», «enviou-os», «dava-lhes poder»,
«ordenou», «dizia-lhes» (vv. 7.8.10) — de modo que o ir e o agir dos Doze
aparecem como o irradiar-se de um centro, o repropor-se da presença e da obra
de Jesus na sua ação missionária. Isto manifesta que os Apóstolos nada têm de
seu para anunciar, nem capacidades próprias para demonstrar, mas falam e agem
porque foram «enviados», enquanto mensageiros de Jesus. (...) A segunda
característica do estilo do missionário é, por assim dizer, um rosto,
que consiste na pobreza dos meios. O seu equipamento responde a
um critério de sobriedade. Com efeito, os Doze receberam a ordem de «que
nada levassem para o caminho a não ser um cajado: nem pão, nem alforje, nem
dinheiro no cinto» (v. 8). O Mestre quis que eles fossem livres e ligeiros, sem
apoios nem favores, com a única certeza do amor d’Aquele que os envia,
fortalecidos unicamente pela sua palavra que vão anunciar. O cajado e as
sandálias são o equipamento dos peregrinos, porque eles são mensageiros do
reino de Deus, não empresários onipotentes, não funcionários
rigorosos nem estrelas em tournée. (...) Não eram funcionários nem
empresários, mas trabalhadores humildes do Reino.’”
Citando o texto evangélico: “Começou
a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros.”, dom
Leonardo destacou que “são muitos os espíritos impuros: o nosso modo de perder
a interioridade, a liberdade, a misericórdia, a presença consoladora; o modo de
estar nas relações de modo violento, desagregador; esse modo onde acabamos
arruinando a nós mesmos, nos perdendo a nós mesmos; acharmos que temos o
controle de tudo, mas na realidade perdidos até de nós mesmos, fechados num
mundo envelhecido, destruído, escravizado. Esses espíritos que nos tornam ‘possessos’
na expressão de Dostoievsky. Sim, tomados pelo modo desagregador, incapazes de
nos relacionarmos amorosamente, sem domínio. Os espíritos impuros que, às
vezes, nos dominam, deles devemos ser libertos.”
Segundo igualmente o texto do
Evangelho: “Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão:
nem pão, nem alforje, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não
levassem duas túnicas.”, ele considera “encorajador e iluminador o modo de
ir para ter poder sobre os espíritos impuros. O poder sobre os espíritos
impuros nasce do despojamento, de liberdade, da pobreza- riqueza de quem está a
caminho enviado por Alguém que é o Caminho, a Verdade, a Vida. Nenhum peso,
nenhuma sobrecarga, nada de sobras, apenas o cajado, sandálias e duas túnicas,
isto é, o anúncio, o estar a caminho. Tudo na quase pobreza-riqueza de envio.
Aquele que envia é toda a segurança, toda a veste, a segurança dos passos. É
que o anunciado é o pobre da Cruz, o pouco da Eucaristia, na fragilidade de
Belém”, se perguntando: “Como anunciar a fragilidade e a pobreza de Deus senão
na pobreza e na graça do envio?”
“Talvez, o envio que o Evangelho
de Marcos nos oferece também nos recorda que além do nada ter de si, também não
anuncia a si. A fonte do anúncio é o Reino de Deus, Jesus, pois o Evangelho não
é a religião do eu, a pregação do eu. As testemunhas do
Evangelho livres do eu para vicejar a Jesus e seu Reino. Por não ser a religião
e o anúncio do eu, são enviados dois em dois. Dois a dois não é um mais um. Mas
dois a dois. Ambos imbuídos tomados pela benevolência do chamado. Os chamados-enviados
são companheiros de viagem; apoio um ao outro na fé, na esperança, na caridade;
lavam os pés um do outro; os pés uns dos outros. O Reino de Deus não é
formado por um, mas por um povo, por uma assembleia de fiéis. É a Igreja
que enviado a anunciar a o amor de deus pela humanidade, pelo universo. O envio
será sempre comunitário e não solitário”, segundo o cardeal Steiner.
Analisando o hino da carta aos
Efésios lido, dom Leonardo disse que “aceitamos o chamado, mas também o
envio, pois ‘Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos
abençoou com toda a benção espiritual em Cristo. Nele Deus nos escolheu, antes
da fundação do mundo, para que fossemos santos e íntegros diante dele, no amor.
Conforme o desígnio benevolente de sua vontade ele nos predestinou à adoção
como filhos, por obra de Jesus Cristo, para o louvor e a glória de sua graça
com que nos agraciou, no seu amado. (...) Nele, ouvimos a palavra da verdade, o
evangelho da vossa salvação. Nele acreditamos e fomos selados com o Espírito
Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança, até o resgate completo e
definitivo, para o louvor da sua glória’” (cf. Ef 1,3-14).
“Chamados-enviados: estar na graça
da eleição! Estar e ser um em e com Cristo, colocando assim nossa vida à
disposição Dele e da obra evangelizadora. Quem evangeliza não somos nós, na
ou com minha individualidade, mas o Espírito, o estilo de vida da comunidade,
do dois a dois, que deixa nascer e florescer o Reino de Deus”, concluiu o arcebispo
de Manaus.
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