O Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou nos dias 26 e 27 de maio o Encontro da Comissão de Escuta e Proteção Crianças, Adolescentes e pessoas Vulneráveis, que contou com a participação de dois representantes das dioceses e prelazias do Regional, que foram nomeadas como papel auditor e notario.
O objetivo geral do encontro era “capacitar os membros que são referências das dioceses e prelazias na Comissão Arquidiocesana de proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis para atuarem nas Igrejas locais na função de notário e auditor”. Durante o encontro, os participantes conheceram os conceitos básicos de abuso, exploração sexual, pedofilia no que se refere a crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis. Igualmente conheceram e aprofundaram a legislação referente a criança, adolescente e pessoa vulnerável. Finalmente, o encontro foi oportunidade para apropriar-se da estrutura da comissão e questões prática: Comissão Lux Mundi.
A Dra. Joyce Coelho Delegada da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), mostrou a legislação referente a criança, adolescente e pessoa vulnerável, e como fazer os encaminhamentos. Junto com isso, o que é e como funciona a Rede de Proteção. Num segundo momento, o padre Hudson Ribeiro, explicitou os conceitos básicos de abuso, exploração sexual, pedofilia no que se refere a crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, refletindo sobre as consequências dessas violências.
Dom Leonardo Steiner, presidente da Comissão explicou o que é a Comissão Lux Mundi e como funciona, insistindo na importância do trabalho de prevenção nos espaços eclesiais. Segundo o arcebispo de Manaus, disse que “a Comissão de escuta para podermos ouvir as crianças e adolescentes que foram abusadas sexualmente é uma comissão muito importante que foi constituída no Regional Norte1, e nós estamos reunindo os representantes das dioceses que farão a escuta”.
Segundo o cardeal Steiner é “uma espécie de treinamento, mas especialmente animar para que nós como Igreja podermos ouvir bem e bem podermos encaminhar”. O presidente do Regional Norte1, insistiu em que “a questão dos abusos é uma questão difícil, mas é uma questão que nós queremos enfrentar na fé, porque nós queremos ser anunciadores, anunciadoras do Reino de Deus, e por isso temos pessoas das diversas dioceses e prelazias que nos ajudaram na escuta, e se for confirmado é muito importante”.
“Da minha parte,
como arcebispo que está confirmando essa comissão, eu queria agradecer a
disponibilidade desses irmãos e irmãs que foram nomeados pelas dioceses e
prelazias”, ressaltou Dom Leonardo Steiner. O cardeal pediu que “esse nosso
serviço à Igreja seja um serviço eficiente, mas também seja um serviço de
esperança e um serviço de consolo”.
Com a ajuda da Dra. Desembargadora Joana Meirelles, os notários e auditores partilharam os elementos que deveriam ser ressaltados como importantes neste trabalho que está se fazendo como Igreja na proteção de crianças e adolescentes e pessoas vulneráveis. Isso, a partir de sua experiencia na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.
Os participantes,
conheceram com a ajuda de Pietro Bianco Epis,
a estrutura da comissão e as questões práticas em relação com ela. A Comissão
está presidida pelo cardeal Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, o padre
Flavio Gomes dos Santos Chanceler da Cúria Metropolitana e coordenador da
Comissão, padre Gilson da Silva Pinto, Assessor Canônico, Pietro Bianco Epis,
Canonista, Kareen Lima do Amaral,
Psicóloga, Roselei Bertoldo, religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário