segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bispos do Regional reunem-se em Aparecida durante a 51a Assembléia Geral



          Os bispos do Regional Norte I que participam da 51a Assembleia Geral da CNBB reuniram-se em momento reservado para os regionais e discutiram questões pastorais próprias das Igrejas do Amazonas e Roraima. Dentre a pauta tratada, os bispos respaldaram a indicação do novo diretor do Instituto de Teologia (ITEPES) cuja nomeação é uma prerrogativa do Presidente da Manetenedora do Instituto, o Arcebispo D. Sérgio Castriani; o nome será oportunamente comunicado. Também foi definido o Tema Central da próxima Assembléia Regional, que vai seguir a mesma temática da 51a Assembléia Geral: a Paróquia como comunidade de comunidades.

          Outra definicão desta reunião foi a confirmação dos bispos referenciais para os diversos serviços:
 
- Para animação Missionária: D. Edsosn Damian
- Para Animação Bíblico-Catequetica: D. Mário Antônio
- Para Animação Litúrgica: D. Mário Pasqualotto
- Para as Pastorais correspondentes a Comissão Episcopal para o Ministerio Ordenado e Vida Consagrada (PV/SAV, Presbíteros, Diáconos) - D. Mário Pasqualotto
- Para as Comunidades Eclesiais de Base - D. Elói Roggia
- Para o Laicato - D. Mário Clemente
- Para a Comunicação - D. Sérgio Castriani
- Para a Educação e Cultura - D. Edson Damian
- Para o Diálogo Ecumênico - D. Roque Paloschi
- Para a Família - D. Marcos Piatek
- Para a Juventude - D. Giuliano Frigenni
- As Pastorais Sociais serão acompanhadas pela Presidência, auxiliados por D. Sérgio Castriani.

 
          O Secretário Executivo, Pe. Zenildo Lima, apresentou brevemente aos bispos um relato dos encontros já acontecidos nestes primeiros meses: o Encontro dos Coordenadores de Pastoral (fevereiro/2013), A Assembléia da Pastoral Carcerária e da Pastoral da Criança (ambas no mês de Março). O Secretário também lembrou o Simpósio Vocacional de 2014 em Manaus, para todo o regional e comentou ainda a situação do Secretariado da Equipe Itinerante que conta com apoio do Regional da CNBB.
 
         Encerrando a pauta, D. Eloi Roggia lenbrou o Encontro dos responsáveis das Comunidades Eclesiais de Base, acontecido em Manaus em Fevereiro e as articulações em vista do 13o Inter-Eclesial a realizar-se no Crato- CE em 2014.
          A programação da 51a Assembléia Geral prevê ainda outro momento de encontro para os regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário