Foi comunicado na manhã desta quarta feira (17/07) no Boletim de Imprensa da Santa Sé, que o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia de D. Mário Pasqualotto do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, de acordo com os cânones 411 e 401 (Parágrafo
1o) do Código do Direito Canônico.
No último dia 25 de junho, centenas de fiéis lotaram a Catedral de Manaus para celebrar os 75 anos de D. Mário, idade em que o bispo deve apresentar a sua renúncia. Na função desde 1999, logo ao iniciar seu ministério episcopal, deu particular atenção às periferias da cidade de Manaus, em um momento singular de explosão demográfica da capital; com um particular carisma junto ao clero tornou-se uma presença nas questões que diziam respeito à vida dos presbíteros. Nos últimos anos D. Mário exerceu profunda dedicação à Fazenda Esperança, trabalho do qual tornou-se uma referência em todo Regional.
D, Mário Pasqualotto também dedicou-se ao Regional Norte I exercendo um mandato na presidência (2006-2010). Ainda no serviço do Regional vinha exercendo as funções de bispo referencial para a Animação Litúrgica, Presbíteros e Pastoral Vocacional.
Com a publicação recente de aceitação de sua renúncia, espera-se certamente continuar contando com preciosa presença de D. Mário junto as atividades da Igreja da Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário