domingo, 1 de outubro de 2017

45ª Assembleia do Regional Norte 1 (AM-RR) encerra com a benção de envio dos bispos a todos os participantes




Durante quatro dias, no período de 25 a 28 de setembro, aconteceu no Centro de Treinamento Maromba, a 45º Assembleia do Regional Norte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunindo bispos, padres, coordenadores diocesanos de pastoral, delegados das pastorais, religiosos e religiosas, leigos e leigas participantes de serviços, organismos, grupos e movimentos, que vieram do Amazonas e Roraima, para realizar o estudo do Documento da CNBB n.107 "Iniciação à Vida Cristã (IVC)", tema central da assembleia.

Foi uma vasta programação, realizada nos três turnos durante toda a semana praticamente, mas que na tarde desta quinta-feira (28/9), finalizou com chave de ouro, com os bispos das arqui/dioceses e prelazias, abençoando todos os presentes e fazendo o envio simbólico para a missão de cada um. Dom Mário Antônio, bispo da diocese de Roraima e presidente do Regional Norte 1, conduziu o momento, fazendo um breve retrospecto de tudo que aconteceu no decorrer da assembleia, até o momento final, onde pediu os bispos estenderem a mão e abençoar os caminhos para que as futuras ações realizadas principalmente no Ano do Laicato tenham aplicabilidade na realidade local.

“Deus é a luz, nós somos as velas acessas que vamos prosseguir o caminho da luz, muitas vezes feito em meio às trevas. Como missionários, seremos enviados como cordeiros entre lobos, por isso convido a todos os bispos aqui presentes para vir fazer esse momento do envio, pois se tem quem envia, tem quem recebe. Chegamos como brasa viva, acendemos a fogueira e agora iremos levar lenho e chamas, não apenas para a nossa residência, mas também para a nossa missão, pois se tivemos muito trabalho antes e durante à assembleia, agora que finaliza teremos muito mais. Agora fica a gratidão e o desejo de boa missão a todos”, disse Dom Mário.



Ações definidas

Para presidente do Regional Norte 1, a assembleia foi muito satisfatória, com dias de reflexão e estudo em cima do tema central: IVC, com propostas operativas para que a Iniciação à Vida Cristã continue avançando em nossas comunidades. “Concluímos hoje a 45º Assembleia da CNBB, Regional Norte -1 (AM-RR), onde vivemos a troca de experiências por meios de sugestões e celebrações. É nosso desejo que a IVC possibilite a todos um encontro real e concreto com Jesus Cristo, por isso a IVC tem um itinerário de formação dos discípulos missionário. Pretendemos no decorrer do tempo, viabilizar e efetivar todas as propostas em nossas dioceses e prelazias do Regional e que assim a nossa igreja continue produzindo muitos frutos para a vida do mundo e de todos que convivem conosco”, comentou Dom Mário.

Com relação ao Ano do Laicato (que junto ao tema do IVC e do lançamento da campanha “Compartilhe a Viagem”, foram os assuntos mais debatidos), “foi criada uma comissão de leigos e leigas com representação de cada arqui/ diocese e prelazia que ficaram incumbidos de articular as atividades a serem realizadas enquanto regional. Também foi assumido o compromisso de revitalizar os conselhos laicais aonde já existiu e instalar nas dioceses e prelazia que nunca tiveram. As dioceses e prelazias irão preparar suas celebrações de abertura do Ano do Lixão e proporcionar as Formações sobre o Documento 105 Cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade. Na reunião privativa dos bispos foi escolhido Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira como Bispo referencial do Laicato”, conforme explicou Patrícia Cabral, presidente do conselho de leigos da arquidiocese de Manaus.


Regional Norte 1 encerra estudo e destaca encaminhamentos para o IVC nas dioceses e prelazias



No encerramento do estudo do documento 107 da CNBB, realizado durante a 45ª  Assembleia do Regional Norte 1 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB),  padre Antônio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, convidado a participar do encontro para auxiliar no estudo, apresentou um vídeo disponível no canal do youtube do Regional Sul 2 da CNBB, onde bispos da 55ª Assembleia Geral da CNBB esclarecem questões a respeito da temática Iniciação à Vida Cristã:  Itinerário para formar Discípulos Missionários na Igreja Católica do Brasil.

No vídeo os bispos presentes explicam o quão importante é trabalhar a Iniciação à Vida Cristã (IVC), visto que o tema aflorou e precisamos festejar por esta iniciativa pois o país precisa renovar e intensificar ações de encontro real com Cristo; foi falado sobre o termo mistagogia, que é educação para o mistério do amor de Deus revelado em Jesus Cristo que quer manifestar a salvação para todos os povos, a catequese, a iniciação à vida Cristã, os sacramentos, não são apenas processo de instrução ou escolarização, mas introduzir no mistério, recuperando a importante ideia que após celebrar os sacramentos a pessoa vai compreender melhor o que representa ser cristão.

No vídeo também destacam alguns desafios dos padres pois eles precisam fazer com que a sua comunidade seja acolhedora e conheça Cristo e evangelize a partir do testemunho da vivência cristã. Com o IVC quer-se, ajudando os catequistas no processo de encontro com Cristo, pois, assim como a Samaritana, ao encontrarmos o Senhor devemos tornar-nos missionários. Ainda destacaram que é preciso pensar em como fazer com que aqueles que vão ao nosso encontro tenham uma experiência real com Cristo.

Em seguida, houve a apresentação da síntese das discussões nos grupos de trabalho sobre a construção do projeto de Iniciação à Vida Cristã para as dioceses, que representam um novo passo como afirma o presidente do Regional, Dom Mario Antônio. Nesta houve a proposta de se criar uma comissão regional de IVC com pessoas que conheçam as diversas realidades, envolvendo bispos, padres e leigos, com a finalidade de articular o processo nas dioceses e prelazias; a realização de pré-seminários de IVC em 2018; a criação de uma comissão para confeccionar os subsídios para o IVC, dentre outros.  Segundo Dom Mario, tudo o que foi colocado atendeu às expectativas do início da assembleia.

Nas Comunicações Pastorais, houve a participação da Pastoral da Saúde, Pastoral Universitária, Pastoral Familiar, Pastoral do Surdo, Pastoral Presbiteral, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Cáritas, Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), Conselho Missionário Regional (Comire) e Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).













Nenhum comentário:

Postar um comentário