segunda-feira, 30 de julho de 2018

Assembleia trata novos caminhos das CEBs no coração da Amazônia


No período de 27 a 29 de julho, aconteceu a Assembleia das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Norte 1, na Casa de Retiro ACAF, situado na rua Solimões 721, bairro Japiim. O encontro contou com a participação de 35 lideranças das comunidades de base, leigos e leigas, padres e religiosas, representando a Arquidiocese de Manaus, as Dioceses do Alto Solimões, de Coari e de Roraima e as Prelazias de Borba, de Itacoatiara e de Tefé. Também estiveram presentes os bispos  Dom Fernendo ,bispo de Tefé; Dom Zenildo Silva, bispo de Coari e referencial das CEBs; Dom José Ionilton, bispo de Itacoatiara e referencial do Laicato; e Dom Sergio Castriani, bispo de Manaus e referencial da Comunicação.

A acolhida deu-se na sexta-feira (27/7) com o almoço e em seguida abertura da assembleia com a mística conduzida pela diocese de Roraima, que nos trouxe a reflexão de que como homens e mulheres, chamados por Deus para vivenciar sua missão, estávamos reunidos em assembleia para refletir o tema "CEBs no coração da Amazônia, buscando novos caminhos", numa continua caminhada diante do Deus vivo para meio de nós.

Nete Sousa, coordenadora das CEBs Regional Norte 1, apresentou as pistas de ações definidas durante o 14º Intereclesial das CEBs em Londrina, onde durante a privativa dos regionais foram definidas pistas de ações para trabalhar em nossas dioceses e prelazias Em seguida Ir Eurides Oliveira trabalhou a temática "Os rostos das CEBs", onde precisamos reconhecer a diversidade de rostos, carismas e serviços que temos em nossas comunidades e que precisamos saber conviver com estas realidades existenciais mesmo com muitos desafios muitas vezes até sociais mas que tudo isso perpassa a vida das famílias, da individualidade das pessoas, da realidade das comunidades.A ir Eurides falou da importância de sermos sinal sacramental, e que os sacramentos são o sinal visível de Deus, sinal de graça, dá esperança da pessoa humana. Após um pequeno cochicho cada diocese e prelazia partilhou sobre o que se tem de vivência nas comunidades, suas riquezas e desafios que precisam ser enfrentados em conjunto, reconhecer que tudo que esta acontecendo em nossas comunidades são trabalhos de CEBs e a importância da vivência comunitária.

No segundo dia, Ir Eurides fez a retomada dos trabalhos de grupo que cada diocese e prelazia pudessem indicar novas pistas de trabalho mediante as urgências identificadas, e que novos caminhos identificamos como fortalecimento da caminhada. na sequência da programação Patrícia Cabral falou da reorganização das Cebs no regional, lembrando que durante o período de 3 anos desta coordenação tudo que havia sido proposto na última assembleia havia sido executado, também partilhou a estrutura das Cebs desde a Nacional com a participação das ampliadas que aconteceram no mês de janeiro (2014, 2015, 2016 e 2017) para a preparação do 14º Intereclesial e toda a articulação para garantir a presença dos delegados do regional no encontro que aconteceu em janeiro de 2018. 

Em relação ao regional foram realizadas as visitas na prelazia de Borba, em Nova Olinda, em Roraima e Tefé e a realização do II Intereclesial das Cebs regional Norte 1 em julho de 2017 em Manaus. Mas que mesmo assim não foi possível estar em algumas dioceses devido o pouco recurso financeiro que as CEBs dispõem, é necessário que haja um projeto financeiro para poder realizar essas atividades. A tarde o Diácono Francisco Andrade apresentou a cartilha do Sínodo da Amazônia que acontecerá em novembro de 2019, mas que precisamos estudar o subsídio e contribuir com as respostas até 15 de novembro de 2018. também informou que as cartilhas já estão disponíveis para as dioceses e prelazias e que todos os grupos, movimentos e serviços devem fazer a reflexão sobre o Sínodo e contribuir com as respostas.

Em seguida, o diácono Francisco e Ir Eurides conduziram a escolha da nova coordenação das cebs, e após privativas das dioceses e prelazias foram indicados para a coordenação ampliada a continuidade de Nete Sousa e indicado o nome de Zélia Guimarães por Manaus, Maria Eliani por Borba, Francisca Antônia por Roraima, Jorge por Tefé e Maria de Fátima Maia por Itacoatiara, ficando de ver com Coari, Alto Solimões, Parintins e São Gabriel da Cachoeira. Dom Sergio parabenizou a caminhada das CEBs no regional e falou da importância dessa vivência encarnada principalmente das comunidades ribeirinhas e indígenas, parabenizou a antiga coordenação e motivou a nova equipe na continuidade das atividades das CEBs no regional.

A noite houve a Celebração dos mártires, onde foi lembrado muitos companheiros padres, religiosas e leigos e leigas que tombaram por defender os direitos dos mais empobrecidos. Conclui-se a noite com uma pequena noite cultural onde cada diocese e prelazia apresentou um pouco de sua cultura.

O terceiro dia da assembleia iniciou com a Celebração Eucarística presidida por Dom Zenildo Silva co celebrada por Dom Ionilton, o Frei Bosco e o Diácono Francisco Andrade. Em seguida retomando a programação da assembleia Dom Ionilton refletiu a Cartilha de Orientação Política sobre a partir da Mensagem da CNBB sobre as eleições 2018 e falou da necessidade de sermos cristãos leigos coerentes com as causas de justiça e sobre tudo a busca da transformação da sociedade visando Bem Comum, nos lembrou as falas de Papa Francisco "há necessidade de dirigentes políticos que vivam com paixão o seu serviço aos povos, solidários com os seus sofrimentos e esperanças; políticos que anteponham o bem comum aos seus interesses privados, que sejam abertos a ouvir e a aprender no diálogo democrático, que conjuguem a busca da justiça com a misericórdia e a reconciliação". 

Dom Ionilton também falou da importância da organização dos cristãos nas questões de políticas públicas e que quando todos se unem por causas comuns conseguimos vitórias e exemplificou com a Lei contra corrupção eleitoral 9.840 e a Lei da Ficha Limpa 135/2010, que foram conquistas da igreja católica para melhor moralização das campanhas eleitorais. E precisamos durante o Ano do Laicato preparar melhor nossos cristãos leigos e leigas de nossas comunidades a terem maior participação na política e também proporcionar mais formações sobre a Doutrina Social da Igreja que a partir daí cresça maior consciência política de nossos cristãos. Como sinal dessa partilha irmão João Luiz propôs que fosse feita uma Nota de repúdio a todos os desmandos que veem acontecendo no Estado do Amazonas em relação a saúde e educação pública, a mesma foi lida e aprovada no fim da assembleia na esperança de ser divulgada em nossos grupos e redes sociais. Dom Fernendo bispo de Tefé fez o convite para 5ª Assembleia das CEBs de Tefé que acontecerá em julho de 2019. Ao termino da assembleia Nete Sousa fez e a prestação de contas do 14º Intereclesial e desta assembleia. Com as bençãos e envio Dom Zenildo encerrou-se a assembleia das cebs regional norte 1.


Colaboração:  Patrícia Cabral - Presidente do Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus


Nenhum comentário:

Postar um comentário