segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Regional Norte I realiza retiro das suas pastorais promovendo reflexão e avaliação das atividades de 2019

Aconteceu, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, o retiro das Coordenações de Pastorais do Regional Norte I - Amazonas e Roraima, realizado na Chácara Dom Luciano Mendes de Almeida, Km 43 da AM 010 (Chácara dos Jesuítas).

Contou com a participação da liderança do Regional, sendo cerca de 23 participantes, entre eles o  secretário executivo do regional, o Diácono Francisco Andrade de Lima, que conduziu o retiro durante os três dias de encontro.

O encontro iniciou com a reflexão do cuidado de si, assim como também o cuidado do próximo.
Na manhã de sábado(14/12) foram trabalhadas três dimensões muito importantes, uma breve reflexão sobre a vida dos mártires como o indígena Humberto Peixoto entre outras  vidas que foram ceifadas devido ao trabalho de evangelização e cuidado do seu povo.

Dentro das reflexões e estudo esteve:
Serviço – Comunidade:  Casa espaço de encontro (DGAE 132-133); Casa – Lugar da ternura (DGAE 134-137); Casa – Lugar de portas abertas (DGAE141); e Quem é o meu próximo?

O Sínodo, realizado no mês de outubro, em Roma, convocado pelo Papa Francisco, foi tema de partilha de experiências através do Padre Paulo Tadeu e da Irmã Rose Bertoldo que estiveram presentes neste importante evento.

Em outro momento foram  realizadas reflexão e partilha sobre o serviço como dom da vida, uma pequena dinâmica sobre como partilhar e oferta do dom do serviço de cada pastoral nas suas dimensões.

No último momento, houve o estudo e reflexão sobre o tema “Solidariedade - o Amor como êxodo compassivo”,  o Estudo do texto bíblico Lucas 10, 25 -37 – O bom Samaritano, recordando a vida, através da luz de Deus que nos ilumina e ilumina os nossos espaços de evangelização.

Ao final, foi realizada a partilha das experiências do caminhar das pastorais e um breve planejamento  para 2020 de todo o processo de formação e perspectivas como será e como serão realizadas as atividades do Regional Norte I.

Por Francilma Grana









Nenhum comentário:

Postar um comentário