domingo, 23 de agosto de 2020

A PRESIDÊNCIA DO REGIONAL NORTE 1 REÚNE-SE PARA AVALIAR E PLANEJAR AS AÇÕES

A Presidência do Regional Norte 1 reuniu-se no dia 20 de agosto, no Seminário Arquidiocesano São José, com a presença de Dom Edson Tasquetto Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira e Presidente do Regional; Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus e Vice-Presidente do Regional; Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Bispo da Prelazia de Borba e Secretário do Regional; e do Diácono Francisco Andrade de Lima, Secretário Executivo do Regional.

Nesta, foi feita uma análise da realidade que estamos vivendo em tempo de pandemia. Destacando grandes desafios como a violência. Comunidades indígenas e ribeirinhas enfrentam ataques violentos de narcotraficantes, de exploradores e até de autoridades públicas, diante destes grandes desafios que respostas podemos dar? A presidência, juntamente com os Bispos do Regional, quer expressar apoio as comunidades afetadas por esta onda de violência, ao mesmo tempo cobrar das autoridades públicas respostas adequadas a esta realidade.

Além de refletir a realidade, a Presidência também avaliou o caminho feito neste tempo de pandemia, as Dioceses e Prelazias que compõe o Regional foram se adaptando e se adequando as orientações das autoridades de saúde, conforme a situação agravava ou amenizava os bispos procuravam orientar a ação da sua Igreja particular. Mesmo com a precariedade da internet na Região, realizou-se algumas ações de forma virtual, já com relação as celebrações o meio mais comum foram as transmissões via rádio e redes sociais, vivenciamos a experiência da “Igreja Doméstica”.

Mas também foi momento de olhar para o futuro, planejar a vida do Regional neste segundo semestre, e o grande foco é a 48ª Assembléia Regional que ocorrerá nos dias 23 a 26 de novembro. Esta assembleia ocorrerá de forma presencial seguindo todas as orientações e cuidados exigidos pelas autoridades de saúde. O Caminho está sendo feito pela arquidiocese, dioceses e prelazias do Regional, está sendo trabalhado um instrumento preparatório, que segue as orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, também do caminho que fizemos desde a preparação até a Exortação Pós Sinodal Querida Amazônia do Papa Francisco e em novembro o regional aprovará suas novas diretrizes.

A Presidência do Regional encerrou a reunião com a presença dos Seminários de nossas dioceses e Prelazias em um almoço, com muita partilha das histórias vividas neste tempo em que somos convidados a “não perder a esperança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário