sábado, 23 de janeiro de 2021

O CELAM convida à apresentação da "Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe"

 

Uma Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe é a nova proposta do Conselho Episcopal Latino-americano - CELAM. Os detalhes deste evento, que pode ser considerado uma grande novidade e um passo em frente no caminho da sinodalidade, uma das grandes apostas do CELAM, que tem como lema "Uma Igreja em saída, missionária e sinodal", será conhecida este domingo, 24 de janeiro.

A apresentação da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe será feita virtualmente, transmitida pelas redes sociais do CELAM, no Facebook: https://www.facebook.com/consejoepiscopallatinoamericano  y YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCemS45MntgzhnruQeLH5csQ, a partir da Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, a partir das 10:45 da manhã (hora local), 12:45 em Manaus, no âmbito do Domingo da Palavra e do 55º Dia Mundial das Comunicações.

"Todos somos discípulos missionários em saída" é o lema que, em comunhão com o Papa Francisco, o CELAM escolheu para esta assembleia, que terá lugar de 21 a 28 de Novembro de 2021, na Cidade do México, e que pretende ser uma oportunidade para "empreender um itinerário participativo para discernir os novos caminhos que devemos percorrer para responder aos desafios pastorais da Igreja na América Latina e não Caribe, no contexto atual, enquanto recordamos a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano realizada em Aparecida (Brasil), em 2007".

Com base no seu carácter sinodal, a realização desta primeira Assembleia Eclesial, bem como o seu processo de escuta do Povo de Deus, o seu itinerário espiritual e a sua posterior implementação, marcarão, afirmam do Conselho Episcopal Latino-Americano, "um marco no caminho dos discípulos missionários do nosso continente". Estamos perante um evento eclesial no qual "leigos e leigas, religiosas e religiosos, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos, cardeais e pessoas de boa vontade" participarão, que se realizará "sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina e do Caribe, à medida que nos aproximamos da celebração dos 500 anos do Evento Guadalupano e do 2000º aniversário da nossa Redenção (2031+2033)".

A Assembleia Eclesial reunirá pessoalmente uma pequena delegação aos pés de Nossa Senhora de Guadalupe, conectada com muitas outras pessoas reunidas em locais físicos e virtuais ao longo de todo o continente e, porque não o dizer, em todo o mundo. Neste novo contexto, o CELAM afirma que "queremos que as telas se tornem pontes e que os meios de comunicação, as redes sociais e as plataformas digitais sejam ruas e avenidas cheias de discípulos missionários construindo juntos, em Jesus Cristo, uma vida plena para todos”.

Esta Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, "será uma experiência de escuta, diálogo e encontro, à luz da Palavra de Deus, do Documento Aparecida e do Magistério do Papa Francisco, para contemplar a realidade dos nossos povos, para aprofundar os desafios do continente no contexto da pandemia da Covid-19, para reavivar o nosso compromisso pastoral e procurar novos caminhos para que todos tenham vida em abundância". Para mais detalhes, a citação é este domingo, 24 de janeiro, às 10:45 hora local na Cidade do México, 12:45 em Manaus, 13:45 em Brasília, através das redes sociais do CELAM. 

Facebook: https://www.facebook.com/consejoepiscopallatinoamericano 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCemS45MntgzhnruQeLH5csQ 

Horário:

10:45: Costa Rica - El Salvador - Guatemala - Honduras - México - Nicarágua.

11:45: Colômbia - Cuba - Equador - Panamá - Peru.

12:45: Antilhas - Bolívia - Guiana - Haiti - Porto Rico - República Dominicana - Venezuela.

13:45: Argentina - Brasil - Chile - Guiana Francesa - Paraguai - Suriname - Uruguai.

16:45: Portugal

17:45: Alemanha - Bélgica - Espanha - França - Itália - Suíça

Para mais informações visite, a partir de 24 de Janeiro, a página da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe: www.asambleaeclesia.lat e siga as redes sociais do CELAM: Facebook, Twitter, Instagram y YouTube.




Nenhum comentário:

Postar um comentário