quinta-feira, 15 de abril de 2021

Assembleia da CNBB: estar on-line para enxergar o sofrimento do povo



Uma Igreja atenta a tudo o que acontece na vida do povo, que tenta ter uma palavra que ajuda a superar o sofrimento e construir novos caminhos de vida para o futuro. Nesta semana, de 12 a 16 de abril, está acontecendo a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desta vez, a grande novidade é que está sendo 100% virtual.

O grande desafio da nossa Igreja é estar on-line, atentos a tantas situações que provocam dor e sofrimento, especialmente nos mais pobres, naqueles que a sociedade descarta. A pandemia da Covid-19, tem mostrado que no Brasil existem muitas pandemias, muitas situações de morte, que devem ser superadas. O empenho daqueles que nos dizemos cristãos tem que ser decisivo nessa luta para fazer realidade o Reino de Deus, um mundo melhor para todos e todas.

Somos desafiados a nos envolvermos na construção da sociedade do futuro, que de modo nenhum pode voltar àquilo que é chamado de normalidade, de velha normalidade. O futuro tem que ser construído a partir de novas visões, sustentadas em sentimentos de fraternidade, que não compactuam com tudo aquilo que é sinal de morte, de falta de respeito pela Vida, pelos ser humano, pela Natureza, por tudo o que habita nosso planeta Terra.




Como falava Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara, aqui no Amazonas, na coletiva de imprensa desta terça-feira, com motivo da Assembleia Geral da CNBB, seguindo as palavras do Papa Francisco, “a humanidade é pisoteada por esse vírus e por tantos outros vírus que nós ajudamos a crescer”. Ele relatava elementos que mostram a situação que o Brasil e a Amazônia vivem em consequência da pandemia. Não podemos esquecer que estamos vivendo nos últimos meses o maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil. Isso não pode nos deixar indiferentes, agora é momento de solidariedade, mas depois deve ser tempo de manifestação de indignação, dizia Dom Ionilton, lembrando que o Papa Francisco nos chama a não nos deixar anestesiar nossa consciência social.

A fé é compromisso, nos diz uma música que a gente canta nas celebrações, o que tem que nos levar a cuidar dos direitos humanos, das políticas públicas, a conhecer, assimilar e praticar a Doutrina Social da Igreja, a ser uma Igreja em saída que vai ao encontro daqueles que estão jogados na beira do caminho.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1, Editorial Rádio Rio Mar



Nenhum comentário:

Postar um comentário