sexta-feira, 14 de maio de 2021

Padre Alfredo Ferro novo Secretário Executivo da CEAMA


Neste 14 de maio, a Conferência Eclesial da Amazónia - CEAMA, num comunicado assinado pelo seu presidente, Cardeal Claudio Hummes, e pelo seu vice-presidente, Dom David Martínez de Aguirre Guinea, anunciou a nomeação do seu novo Secretário Executivo, que até agora assumiu interinamente Mauricio López.

O novo Secretário Executivo será Alfredo Ferro Medina SJ, cuja "nomeação foi ratificada pela Assembleia Ordinária realizada virtualmente em 7 de maio deste ano”. O jesuíta colombiano, 68 anos, tem sido o coordenador do Serviço Jesuíta Pan-Amazônico - SJPAM nos últimos sete anos, vivendo em Leticia, Colômbia, na tríplice fronteira com o Brasil e Peru.

Ligado à Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM, padre Ferro vem "apoiando o caminho de alguns de seus eixos e em todo o processo de preparação do Sínodo Amazônico, no qual participou como padre sinodal", diz o comunicado, afirmando que a secretaria executiva terá sede em Bogotá, na sede do Celam, "que generosamente aninhou no seu seio a CEAMA".

O comunicado reconhece que "os desafios para a CEAMA são diversos", sublinhando que "o foco de sua ação institucional está centrado no processo de aplicação do Sínodo Especial para a Amazônia no território". Esta missão será concretizada na formulação de “um Plano Pastoral de Conjunto para a Igreja Pan-Amazônica", algo sonhado desde Aparecida e que tem o apoio do Papa Francisco, " que tem acompanhado o nascimento desta nova instituição eclesial". De fato, foi o Santo Padre que insistiu que a conferência fosse eclesial e não apenas episcopal.

Este é um novo passo, que traz alegria aos signatários do comunicado, que esperam "que todos os esforços que serão feitos pela Igreja Amazônica em sua articulação, repercutam em um maior serviço aos territórios e seus povos".



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário