sexta-feira, 11 de junho de 2021

Faleceu dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito de União da Vitória (PR)


Faleceu nesta sexta-feira, 11 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da diocese, aos 91 anos, dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito da diocese de União da Vitória (PR). A causa da morte foi infecção generalizada.

Nascido em Malta no dia 3 de agosto de 1929, religioso da ordem dos Frades Dominicanos, chegou ao Brasil enviado como missionário em 21 de dezembro de 1957, trabalhou no interior do estado de Goiás até ser transferido para o Paraná, onde atuou como sacerdote até ser nomeado o 1º bispo da diocese de União da Vitória (PR), em 03 de dezembro de 1976 – data da criação da diocese.

Sua posse ocorreu no dia 06 de março de 1977, e ele esteve à frente da diocese União da Vitória por 30 anos. Em sua trajetória como bispo de União da Vitória, Dom Walter se dedicou amplamente na formação de seu clero e de novos sacerdotes. Criou o Seminário Diocesano Rainha das Missões, em 1984, onde atuou como Reitor e também professor, formando sacerdotes para a Diocese e para outras Dioceses do Brasil, que enviavam seminaristas; investiu na Escola Diaconal, formando Diáconos Permanentes para a Diocese, e na Escola de Teologia para Leigos dando formação ao Laicato.

Diplomado em Línguas (Inglês, Italiano e Latim, possuía grau acadêmico de Lente em Filosofia e Teologia e Mestrado em Teologia Dogmática. Em seu país lecionou língua e Literatura Inglesa e preparou alunos para exames em Oxford, na Inglaterra. No Brasil lecionou Teologia no Studium Theologicum e na PUC-PR, em Curitiba.

Mesmo depois de emérito optou por morar no Brasil, país pelo qual ele se dizia apaixonado, morando na diocese onde foi bispo por três décadas. Ele continuou seu trabalho, pregando retiros, escrevendo e se preocupando pela diocese, tendo um relacionamento afável com os demais bispos, confiando suas preocupações e cuidado, em suas orações.

 


Com informações do Setor de Comunicação – Diocese de União da Vitória (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário