segunda-feira, 12 de julho de 2021

Centro de Pastoral em Atalaia do Norte é reinaugurado com formação sobre direitos de crianças e adolescentes


Os desafios econômicos, sempre presentes em muitas paróquias da Amazônia, têm aumentado durante a pandemia da Covid-19.

A paróquia São Sebastião, na cidade de Atalaia do Norte – AM, diocese do Alto Solimões, no dia 12 de outubro de 2020, como consequência de um temporal, viu como o telhado do Centro Pastoral foi completamente destruído.

Ao longo dos últimos meses, a paróquia, diante da falta de recursos, foi organizando diferentes eventos para conseguir reformar o telhado e assim poder dar continuidade aos trabalhos pastorais que são realizados no Centro. Com a ajuda da Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte, que providenciou a mão de obra, no último dia 7 de julho foi inaugurada a reforma.



Depois de oito meses fechado, o Centro Pastoral São Sebastião foi inaugurado com os trabalhos do Instituto de Assistência à Criança e Adolescente – Santo Antônio/IACAS. Foi um momento de formação, na tentativa de mobilizar e agir, capacitando os profissionais das instituições que realizam trabalhos diretamente com essa demanda.

Ao longo de três dias, foram abordadas diferentes temáticas: Um olhar para a infância: a história de conquista da garantia de direitos de crianças e adolescentes no Brasil, que contou com a assessoria de Amanda Ferreira; Analise coletiva do cenário local sobre a situação de crianças e adolescentes e as violências; devolutiva do diagnóstico da rede de proteção local; Violência contra criança e adolescente e seus conceitos, coma assessoria de Ana Paula Agiole; Sistema de garantia de direitos, estudo de caso e construção do fluxo de atenção às vítimas de violência sexual.



Segundo a equipe de pastoral da paróquia de São Sebastião, o desafio é organizar para colocar em pratica as orientações recebidas. A proposta é fazer isso por meio de oficinas e a leitura dos recursos facilitadores no que diz respeito às questões sociais e econômicas que mais afetam a vida das crianças e adolescente do Município de Atalaia do Norte.

A recuperação do Centro de Pastoral, fruto do esforço de muita gente, vai favorecer as iniciativas e os trabalhos sociais e pastorais na paróquia.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário