domingo, 25 de julho de 2021

Papa Francisco pede aos comunicadores brasileiros promover “Uma comunicação que constrói pontes, que busca diálogo e supera as aporias ideológicas”


O Papa Francisco, por meio do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, enviou uma mensagem aos participantes do Mutirão de Comunicação 2021, que nesta sexta-feira e sábado, 23 e 24 de julho, reuniu 5.600 participantes virtualmente.

A mensagem do Papa foi lida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Após ser informado do Mutirão de Comunicação, o Papa Francisco desejou “transmitir o seu afeto e dirigir uma palavra de encorajamento para todos os participantes deste encontro que pretender encontrar novos caminhos para a promoção da ‘valorização do humano na comunicação’”.

O Papa Francisco afirma que “os cristãos estão chamados a ser um sinal de esperança e solidariedade na sociedade brasileira tão atingida pela atual pandemia”. Esse ser sinal de esperança representa ser “instrumento de reconciliação, ser instrumento de unidade”, segundo o Santo Padre, insistindo em que “essa é a missão da igreja no Brasil: hoje mais do que nunca!”. O Papa Francisco fez um chamado a “deixar de lado as divisões, os desentendimentos”.

Os comunicadores cristãos, segundo o Santo Padre, “devem estar na linha de frente da promoção de uma comunicação que constrói pontes, que busca diálogo e supera as aporias ideológicas”, recordando suas palavras no Mensagem do LV Dia Mundial das Comunicações Sociais, onde chamava a exercer controle sobre “as notícias falsas, desmascarando-as”.



Luis Miguel Modino Martínez, assesor de comunicação CNBB Norte 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário