segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Jônisson da Silva Rolim, novo diácono na Prelazia de Itacoatiara


No último sábado, 28 de agosto de 2021, era ordenado diácono Jônisson da Silva Rolim, pela imposição das mãos de Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara.

A ordenação aconteceu na Paróquia Santo Antônio de Itacoatiara, contando com a participação de vários padres da Prelazia de Itacoatiara, seminaristas e representantes da Vida Religiosa, além do Povo de Deus que vive sua fé nas diferentes paróquias que fazem parte dessa igreja particular.

Na homilia, o bispo falou para aquele que ia ser ordenado sobre a necessidade de como diácono fazer com prazer a vontade de Deus, sobre a necessidade de ser servidor, elemento fundamental no ministério diaconal, especialmente dos empobrecidos e excluídos, mas “não para servir de qualquer jeito”. Dom Ionilton entregou para Jônisson, a Querida Amazônia, como compromisso de comunhão com o Papa Francisco e o cuidado pastoral com a Amazônia; o Documento de Aparecida, para expressar a comunhão com a Igreja da América Latina e o Caribe; as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que expressa a comunhão com a Igreja do Brasil; e as Diretrizes da Prelazia de Itacoatiara.  

 


A ordenação do novo diácono é mais um motivo de alegria para a Prelazia de Itacoatiara, que contribuirá para o serviço de evangelização do povo de Deus. O padre Graciomar Gama, em nome do clero, proferiu algumas palavras ao novo diácono, dizendo viver a ordenação como um momento significativo. Ele lembrou ter conhecido o novo diácono sendo ainda um jovem atuante na vida pastoral da paróquia de Santo Antônio. Segundo o padre Graciomar, que foi pároco dessa paróquia durante quase vinte anos, a vocação do Jônisson nasceu “da experiência de amor à comunidade”. O Vigário Geral acolheu o novo diácono no clero, como “um irmão a mais para somar com a gente”. 

O novo diácono, que escolheu como lema diaconal, “para servir as mesas”, destacou que o diácono faz se servidor, pregador, aquele que escuta, agradecendo aqueles que tem lhe ajudado no seu caminho vocacional, também a sua família e aqueles que se fizeram presentes em sua vida. Finalmente, Dom José Ionilton falou sobre a necessidade de fortalecer o trabalho vocacional, insistindo em cultivar vocações para a Igreja, todas as vocações.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário