terça-feira, 21 de setembro de 2021

Assembleia do Regional: A Palavra fundamento da construção dos Novos Caminhos


A centralidade da Palavra sempre tem sido um elemento fundamental na vida da Igreja. Na exortação pós-sinodal Verbum Domini, o Papa Bento XVI lembrava que “O Sínodo convidou a um esforço pastoral particular para ressaltar o lugar central da Palavra de Deus na vida eclesial”.

Essa mesma ideia foi colocada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium, exortação apostólica que é considerada o programa pastoral do atual pontífice. “Toda a evangelização está fundada sobre a Palavra de Deus, escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. Portanto, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra. A Igreja não evangeliza se não se deixa evangelizar continuamente. É indispensável que a Palavra de Deus seja cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial”, diz o Papa Francisco.

Aos poucos essa centralidade da Palavra foi se fazendo presente na vida da Igreja do Brasil, iluminando assim a vida e a missão da Igreja, segundo Dom Mário Antônio da Silva. Já em 2012, a Igreja do Brasil aprovava o Documento 97 da CNBB, “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”. Na 58ª Assembleia da CNBB, realizada no mês de abril, o tema central foi a Animação Bíblica da Pastoral, que foi aprovado como Documento de Estudo, dado que a Assembleia foi virtual.



O bispo de Roraima apresentava aos participantes da Assembleia do Regional Norte 1 da CNBB, que acontece em Manaus de 20 a 22 de setembro, o conteúdo do documento, centrado na parábola do semeador, mostrando seus elementos fundamentais. Diante das dificuldades, o documento mostra a confiança de Jesus na força da Palavra, que anuncia de um jeito corajoso e apaixonado.

A Igreja do Brasil propõe a Animação Bíblica da Pastoral como fonte da evangelização, ajudando a enfrentar os desafios de evangelizar. Segundo o 2º vice-presidente da CNBB, citando o Documento de Estudo, “nos deparamos com inúmeros desafios”, que mostram que “a carne de Cristo está ferida na carne dos irmãos”. Dom Mário Antônio lembrava que “as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-23 orientaram para que as Comunidade Eclesiais Missionárias sejam edificadas sobre alguns pilares, dentre os quais o pilar da Palavra”.

O bispo destacou a importância da prática da Leitura Orante e da implantação da Animação Bíblica da Pastoral, que é mais do que uma campanha. Se trata de um processo, que deve conduzir à mudança de mentalidade, explicitando as condições para sua realização e sua implantação em nível nacional, regional, local e virtual.

O Regional Norte 1 está dando passos nesse sentido, algo que deve ajudar na vida e na caminhada pastoral das igrejas locais, chamadas a semear a Palavra, sabendo que é o Espírito quem conduz a ação da Igreja.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário