quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Curso de Teologia do ITEPES pede Credenciamento junto ao MEC


A formação sempre foi um elemento importante na vida da Igreja. A exortação apostólica Querida Amazônia nos diz que “é oportuno rever a fundo a estrutura e o conteúdo tanto da formação inicial como da formação permanente dos presbíteros, de modo que adquiram as atitudes e capacidades necessárias para dialogar com as culturas amazónicas”. 

Na tentativa de avançar nesse caminho de formação dos futuros presbíteros, a Associação Amazônica para a Pesquisa e Educação Cristã, AAPEC, reunida em Assembleia neste 23 de setembro decidiu apresentar ao Ministério da Educação (MEC), o pedido de credenciamento do Curso de Teologia do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, ITEPES, segundo informou Dom Leonardo Steiner.

Seguindo os caminhos do Sínodo para a Amazônia, o arcebispo de Manaus, afirma que “o credenciamento oferecerá uma oportunidade rica de formação e educação para as igrejas que formam o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB", sempre buscando concretizar a inculturação e cuidado com a criação.



A Assembleia da AAPEC é continuação da Assembleia do Regional Norte 1 da CNBB, que de 20 a 22 de setembro reuniu em Manaus os bispos e representantes das igrejas particulares que fazem parte do Regional e das pastorais. Ao longo de três dia de reflexão foi momento para construir novos caminhos. Nesse sentido podemos dizer que o pedido de credenciamento do Curso de Teologia do ITEPES representa um passo a mais nesses novos caminhos. 

Se trata de levar para as bases, para as dioceses, prelazias, paróquias e comunidades as reflexões do Sínodo para a Amazônia. Não podemos esquecer que foi nas bases que, mediante o processo de escuta, foram surgindo os encaminhamentos que deram lugar ao processo sinodal, que aos poucos está voltando para as bases.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário