terça-feira, 28 de setembro de 2021

Dom Marcos abençoara Fazenda da Esperança em Coari no dia 2 de outubro


A realização de “um sonho que nasceu há cerca de 15 anos atrás”, afirma Dom Marcos Piatek diante da benção e inauguração da Fazenda da Esperança São Raimundo, em Coari, que vai acontecer no dia 2 de outubro de 2021.

Entre os atos previstos está uma moto carreata, com concentração na Praça São Sebastião, do lado da catedral, às 8h00, até a sede da Fazenda, situada no Km 9 da estrada Coari-Mamiá, onde o bispo diocesano presidirá uma celebração eucarística às 9h00.

Dom Marcos lembra que “Jesus veio pra que todos tenham vida e a tenham em abundância”, insistindo em que “a inauguração da Fazenda da Esperança São Raimundo tem uma importância muito grande para a Diocese de Coari e para a nossa população em geral”.

O bispo diocesano lembra que até o momento presente as pessoas atingidas pela dependência química eram enviadas à Fazenda da Esperança, em Manaus. Segundo Dom Marcos Piatek, “a abertura da Fazenda da Esperança São Raimundo se insere dentro das Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora, recém aprovadas pela 48ª Assembleia Pastoral do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”.



As Novas Diretrizes, que vão acompanhar a vida das dioceses e prelazias do Regional Norte 1 até 2023, estão fundamentadas nas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da CNBB Nacional e na exortação pós-sinodal Querida Amazônia e todo o processo sinodal vivido durante o Sínodo para a Amazônia, convocado pelo papa Francisco em outubro de 2017 e que teve sua Assembleia Sinodal em outubro de 2019, com a participação dos bispos do Regional Norte 1 da CNBB, dentre eles Dom Marcos Piatek, assim como padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, e representantes dos povos indígenas.

O bispo de Coari lembra que nas Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora do Regional Norte 1, a terceira linha para a ação evangelizadora, fala da "Igreja Servidora e Salvadora da Vida", sendo a Fazenda da Esperança uma expressão dessa linha. Segundo Dom Marcos Piatek, “o acontecimento se coloca na linha do Sonho Social do Papa Francisco na Querida Amazônia” e recolhe ideias que aparecerem na encíclica "Fratelli tutti". 

Finalmente, o bispo diocesano de Coari, diz “agradecer a Deus e a todas as pessoas que rezaram, que doaram a sua vida e que colaboraram materialmente". É por isso que Dom Marcos Piatek pede "que esta obra profundamente humana, bíblica e eclesial seja copiosamente abençoada por Deus e protegida por Maria e São Raimundo”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário