sexta-feira, 10 de setembro de 2021

REPAM convoca para celebrar 7 anos de caminhada na Catedral de Manaus


A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), fundada em setembro de 2014 em Brasília, está comemorando 7 anos de vida, um convite para voltar ao primeiro amor, que nos lembra a Bíblia ao falar do ano jubilar. Essa ideia, proferida pelo cardeal Cláudio Hummes, primeiro presidente da REPAM, nos mostra a importância deste momento, que será celebrado com uma Eucaristia na Catedral Metropolitana de Manaus neste domingo, 12 de setembro, às 7:30 horas, no horário local.

A celebração, que será presidida por Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, contará com a presença da secretaria executiva da REPAM, que desde janeiro de 2021 tem sua sede na capital do Estado do Amazonas, e será transmitida pela página de Facebook da instituição: https://www.facebook.com/repam.amazonia.

Na mesma celebração será entronizada a imagem de Nossa Senhora del Valle, padroeira do Oriente venezuelano. Será “uma celebração de vida, uma celebração de fé, de agradecimento e de desafio”, segundo o irmão João Gutemberg Sampaio, Secretário Executivo da REPAM. Ele destaca a importância da presença dos migrantes venezuelanos na celebração, um sinal de uma Igreja que caminha na Pan-Amazônia.



Ao longo destes 7 anos, a REPAM tem trabalhado “para o bem dos povos amazônicos e o bem da própria biodiversidade amazônica”, segundo o irmão João Gutemberg. O religioso marista afirma que “é tempo de continuar a abrir caminhos bons, caminhos de vida, no cuidado aos temas amazônicos, tanto os povos e a vida das comunidades, como também o ambiente natural, tão necessário para a vida humana”.

Celebrar 7 anos de caminhada traz na mente do Secretário Executivo da REPAM as 7 notas musicais. Segundo o irmão João Gutemberg, “são notas diferentes, que tem intensidade diferente, ritmos diferentes, mas no conjunto formam uma grande harmonia”. Isso é comparado com a caminhada da REPAM, “que integra tantos atores, pessoas, instituições da Pan-Amazônia, de outros lugares do mundo, para formar a música cuja letra é: Pan-Amazônia: fonte de vida no coração da Igreja”.

Diante disso surge um chamado, segundo o religioso, a “unirmos as forças, promovermos o bem, na defesa, no conhecimento, na incidência local e internacional para a salvaguarda do Planeta e da vida dos povos”. O fundamento dessa atitude está em que “tudo isso é baseado no Deus da Vida, no Deus da Criação, que quer o bem de tudo e o bem de todos para todos os habitantes do Planeta”.

Finalmente, o Secretário Executivo da REPAM ressalta que “celebramos num clima de agradecimento, mas também de pedido de luzes, de força, para que a REPAM continue a sua missão de promover o bem comum através da promoção da ecologia integral a partir da Amazônia”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário