domingo, 17 de outubro de 2021

CNBB pede “imediata e exemplar correção” para o deputado Frederico D’Avila


Diante dos ataques do deputado estadual do Estado de São Paulo, Frederico D’Avila, atacando a Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e ao Papa Francisco, no último dia 14 de outubro, da Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a CNBB tem emitido uma carta aberta em que “rejeita fortemente as abomináveis agressões proferidas pelo deputado estadual”.

A carta denuncia o ódio descontrolado do parlamentar, quem “feriu e comprometeu a missão parlamentar”, pedindo a “imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes”. Lembrando seus 69 anos de caminhada, a presidência da CNBB deixa claro que “jamais se acovardou diante das mais difíceis situações, sempre cumpriu sua missão merecedora de respeito pela relevância religiosa, moral e social na sociedade brasileira”.

Junto com isso, é lembrado que a CNBB “jamais compactuou com atitudes violentas de quem quer que seja. Nunca se deixou intimidar”. Por isso, a CNBB levanta sua voz, “diante de um discurso medíocre e odioso, carente de lucidez, modelo de postura política abominável que precisa ser extirpada e judicialmente corrigida pelo bem da democracia brasileira”.


O fundamento dessa postura, está no princípio que diz que “a Igreja reivindica sempre a liberdade a que tem direito, para pronunciar o seu juízo moral acerca das realidades sociais, sempre que os direitos fundamentais da pessoa, o bem comum ou a salvação humana o exigirem”, palavras recolhidas do Documento do Vaticano II Gaudium et Spes.

Em nome da democracia, a CNBB espera da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, “medidas internas eficazes, legais e regimentais, para que esse ultrajante desrespeito seja reparado em proporção à sua gravidade”.

Ao mesmo tempo, a CNBB afirma que “tratará esse assunto grave nos parâmetros judiciais cabíveis”, sempre nos termos da Lei. Finalmente a CNBB reafirma “o nosso incondicional respeito e o nosso afeto ao Santo Padre, o Papa Francisco, bem como a solidariedade a todos os bispos do Brasil”.

A CNBB aguarda uma resposta rápida do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari, pedindo uma “postura exemplar e inspiradora para todas as casas legislativas, instâncias judiciárias e demais segmentos para que a sociedade brasileira não seja sacrificada e nem prisioneira de mentes medíocres”.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário