segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O CELAM mostra apoio ao episcopado brasileiro e exige medidas contra "as agressões e insultos do deputado"


Os ataques de Frederico D'Ávila, deputado estadual de São Paulo, ao Papa Francisco, a Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estão tendo repercussão internacional.

O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) enviou uma nota de solidariedade ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, na qual eles demonstram sua proximidade e fraternidade, expressando "sua solidariedade e apoio irrestrito ao episcopado brasileiro diante dos graves ataques e discursos de ódio", que eles consideram "um ato abominável e irracional".

O CELAM "rejeita e condena categoricamente os ataques e insultos do deputado", exigindo que "sejam aplicadas as correspondentes medidas corretivas legislativas e judiciais". O texto, assinado pela presidência do CELAM, afirma que "desde suas origens a CNBB tem se caracterizado por seu espírito profético, saindo em defesa da liberdade e da vida do povo brasileiro, sem se deixar intimidar pelas múltiplas ameaças e truques que tentavam silenciar sua palavra e sua missão pastoral".

Junto com isso, o CELAM reconhece o "compromisso da CNBB com a população mais vulnerável, com os mais pobres e com o cuidado da casa comum", o que "lhe deu a credibilidade e a autoridade ética, moral, social e política de que goza em nível nacional e internacional".

Citando Fratelli tutti, o CELAM denuncia a crescente fragilidade da política e a necessidade de que ela pense no bem comum a longo prazo. Além disso, encoraja o episcopado brasileiro, a quem mostra seu apoio, a ir adiante, "com coragem, construindo pontes de amor e esperança entre o povo brasileiro, anunciando o Evangelho da vida e denunciando os ultrajes contra a dignidade e os direitos fundamentais das pessoas, afirmando a defesa de nossa 'casa comum'".


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário