terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Dom Tadeu comemora Jubileu de Prata Presbiteral na “certeza de ter construído uma vida feliz”


Uma celebração eucarística na Paróquia São José Operário Leste de Manaus foi momento de ação de graças pelo Jubileu de Prata de Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, bispo auxiliar de Manaus e Vice-presidente do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que contou com a presença de salesianos, vida religiosa e presbíteros da Arquidiocese de Manaus, e do Arcebispo Metropolitano, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Dom Tadeu começou sua homilia lembrando o pensamento de Dom Bosco, que pede aos salesianos “ser sinal e portador do amor de Deus aos jovens, às pessoas”. Segundo o bispo auxiliar de Manaus, “o amor de Deus por nós é uma questão fundamental para a vida e apresenta questões decisivas sobre quem é Deus e sobre quem nós somos”, lembrando assim as palavras com que iniciava seu ministério petrino o Papa Bento XVI.

Ao celebrar o Jubileu de prata presbiteral, o bispo afirmou que “viver significa sermos amados”, lembrando à luz do Evangelho do dia, que “nos ajuda a entendermos o amor de Deus através do cuidado, desenvolver o cuidado sobretudo para com os pequeninos”. Dom Tadeu Canavarros afirmou que sua vocação sacerdotal nasce dentro da espiritualidade do Bom Pastor, lembrando seu lema sacerdotal “Ouro ou prata não tenho, mas o que eu tenho isso te dou”.




Lembrando que foi questionado pelo bispo ordenante por aquilo que tinha para dar, ele respondeu que “a experiência de ser amado por Deus e desenvolver o cuidado para com todos”, lembrando sua caminhada vocacional, a importância e cuidado de sua família, e o vivido neste tempo, insistindo em ter “a certeza de ter construído uma vida feliz”, uma felicidade que ele alicerça em “amar, trabalhar e saber sofrer”.

Celebrar 25 anos de ordenação presbiteral é celebrar 25 anos de vocação, de chamado diário e de resposta positiva, fazendo próprio diariamente, assim como a Virgem Maria, o sim”, insistiu o bispo, que diz ter vivido “25 anos de diálogo entre Jesus e seu servo, entre o Sumo e Eterno sacerdote e seu ministro, entre a misericórdia de Deus e a gratidão do filho”. Olhando para trás disse contatar “a fidelidade, a perseverança, a dedicação, inclusive sofrimentos, o bem feito a milhares de pessoas, pensamentos, palavras e atos em favor do Evangelho, da Igreja e de tantos homens e mulheres”.

Olhando para a frente disse ver a messe que espera a disponibilidade. Finalmente agradeceu a sua família, à Congregação Salesiana, à paróquia São José Operário que acolheu a celebração, à Arquidiocese de Manaus e seu arcebispo Dom Leonardo, à vida consagrada, aos amigos de perto e de longe, a todos que contribuíram com uma festa bonita.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário