quinta-feira, 3 de março de 2022

Taracuá, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira, acolhe voluntarias da REIBA


A comunidade indígena de Taracuá, no Rio Uaupés, na Região conhecida como Triângulo Tucano, recebeu nesta quinta-feira 3 de março as duas missionárias enviadas pela Rede de Educação Intercultural Bilíngue Amazônica (REIBA).

A REIBA, que faz parte da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) está realizando o processo de articulação e fortalecimento das propostas educativas em perspectiva intercultural bilíngue nos países da Pan-Amazônia,e conta com o apoio da Confederação de Religiosos de Latino-américa e Caribe (CLAR), da Confederação dos Religiosos do Brasil (CRB), e da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Fundada em 2020, a REIBA quer responder aos desafios do Sínodo para a Amazônia, recolhidos no Documento Final e na Querida Amazônia, buscando novos caminhos para uma educação que responda às necessidades das comunidades, respeitando e integrando a identidade cultural e linguística.



O programa conta com educadores voluntários, que acompanham a dinâmica educativa local, aprendendo com os professores das comunidades para ensinar melhor, conhecendo a cultura, a língua, o modo de ser das comunidades.

A Irmã Tatiana Barbosa, chegada da Bahia, e Luciana Maran Ferreira, chegada de Belo Horizonte, são as voluntárias que vão permanecer na comunidade de Taracuá por dois anos. Elas foram acompanhadas na sua viagem desde São Gabriel da Cachoeira por Dom Edson Damian, que presidiu a Eucaristia onde as voluntárias foram apresentadas pelo bispo diocesano e acolhidas com grande alegria pela comunidade.

Segundo a Ir. Mariluce Mesquita, “a chegada das missionárias significa a concretização do resultado do Sinodo da Amazônia”. A religiosa salesiana, que foi uma das representantes dos povos indígenas na Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia, e é professora na escola indígena da comunidade, afirmou que “são voluntarias da REIBA que vão colaborar na escola indígena bilíngue intercultural em Taracuá, principalmente vão ajudar aos professores de Língua Tukano que é língua materna nas séries iniciais da alfabetização”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Um comentário:

  1. Que esse projeto seja acompanhado com as bençãos de Deus e a presença de Nossa Senhora da Amazônia.

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