domingo, 29 de maio de 2022

Papa Francisco nomeia cardeal Dom Leonardo Steiner


O Papa Francisco deu a conhecer no Ângelus da Solenidade da Ascensão do Senhor o nome dos novos cardeais da Igreja. Na lista aparecem 16 novos cardeais eleitores e mais 5 que já superaram a idade de 80 anos, idade limite para participar de um futuro Conclave.

Entre os novos cardeais está Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, e o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, que assumiu a Arquidiocese de Manaus em janeiro de 2020, é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira, uma região de particular importância para o Papa Francisco. Após a celebração do Sínodo para a Amazônia, em outubro de 2019, a nomeação do novo Cardeal Steiner, que receberá seu capelo no consistório do dia 27 de agosto, é um novo impulso para uma Igreja missionária e encarnada na vida dos povos.

Para o Regional Norte1, a nomeação do Arcebispo de Manaus como novo cardeal da Igreja católica representa um motivo de grande alegria e mais uma prova do grande carinho que o Papa Francisco tem pela Igreja da Amazônia e pelos povos que a habitam. Sem dúvida, os povos da Amazônia têm mais uma voz profética em sua defesa no meio a tantas ameaças que os cercam.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

3 comentários:

  1. D Leonardo Cardeal, uma grande notícia! Muitas luzes para ele em seu serviço a Igreja na Amazônia!

    ResponderExcluir
  2. Espero que Amazônia continue estando con más fuerza en el corazón de la Iglesia brasileira e universal, y que toda nuestra Iglesia, ahora fortalecida com Repam y el Nuevo Cardeal, trabaje com empenho por el Reinado de Dios, que possa por lá defensa de la Vida de Los Pueblos y lá biodiversidad.

    ResponderExcluir