segunda-feira, 16 de maio de 2022

Pastoral da AIDS celebra Vigília pelos Mortos e realiza encontro de formação


A Pastoral da Aids celebrou no último final de semana, 14 e 15 de maio de 2022 a Vigília Pelos Mortos de Aids, trazendo a lembrança dos mortos por causa desta doença e sensibilizando as comunidades para a realidade da Aids, que ainda continua a provocar novas mortes.

Estamos diante de uma realidade que conclama a todos a promover a vida através da corresponsabilidade humana para diminuir as fragilidades e vulnerabilidades, promovendo um espírito fraterno e solidário no cuidado com o próximo, segundo afirma a Pastoral da Aids.

Na Arquidiocese de Manaus a vigília aconteceu em Presidente Figueredo. Outras vigílias aconteceram em outras Igrejas particulares do Regional Norte 1: São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Tefé, Itacoatiara, Coari, e Roraima, onde além da celebrada em Boa Vista, também aconteceu na Área Indígena Canauanim - Serra da Lua.


A Vigília pelos mortos de Aids é um movimento internacional que iniciou em maio 1983. Um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que haviam morrido por causa do HIV, organizou, em Nova Iorque, a Primeira Vigília Pelos Mortos da Aids. Este ano a vigília retoma o tema “Tantas vidas não podem se perder”, expressão que nos coloca em comunhão com as pessoas que faleceram e estão na presença de Deus, e nos alerta a sermos vigilantes no cuidado com a vida.

Desde a Pastoral da Aids querem reforçar seu chamado, enquanto Igreja em saída, que convida à oração e recordação dos que partiram, mas ao mesmo tempo promove uma ação coletiva da cultura do encontro com os mais fragilizados, sendo testemunhas proféticas, em vista de uma sociedade mais humana, fraterna e solidária. Também lembram, ao mesmo tempo, que a morte não é a última palavra sobre o humano. Cristo ressuscitou para que transformemos os sinais de morte em sinais de vida.

Junto com a Vigília, aconteceu em Presidente Figueiredo a formação para novos agentes da Pastoral da Aids. Segundo a Pastoral, foi um momento de partilha, comunhão e aprendizado com participação dos irmãos que atuam nas diversas pastorais da cidade. Desde a Pastoral da Aids destacam a acolhida do pároco local, o padre Marco Antônio, que fez tudo o possível para que acontecesse o encontro no município. Também destacam a presença do Serviço de Saúde do município, que mostrou a importância de se conhecer e levar em frente a prevenção das ISTs como também o acompanhamento psicológico.



Com informações da Pastoral da Aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário