domingo, 19 de junho de 2022

Bispos dos Regionais Norte1 e Noroeste iniciam nesta segunda-feira a Visita ad Limina


Inicia nesta segunda-feira, 20 de junho, a visita ad limina dos bispos do Regional Norte1 e Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se prolongará até sexta-feira, dia 24.

A visita ad limina é a visita que todos os bispos diocesanos devem fazer às "casas (templos) dos Santos Pedro e Paulo" em Roma. O objetivo da visita não é apenas visitar o túmulo dos apóstolos, mas também informar ao Papa, de tempos em tempos, sobre o estado das dioceses que eles governam.

O objetivo desta visita, que os bispos fazem a Roma a cada cinco anos, desta vez adiada em consequência da pandemia, é venerar os túmulos dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, para serem recebidos pelo Papa, e apresentar o relatório quinquenal que é enviado com antecedência. Durante esta visita, o bispo deve prestar contas do estado moral e espiritual de sua diocese e de tudo o que está relacionado com seu governo.

Ao longo da semana, os 17 bispos que fazem parte do Regional Norte1 e Noroeste, mais o administrador diocesano da Diocese de Roraima, visitarão diferentes congregações, dicastérios, conselhos e comissões, e celebrarão a Eucaristia nas quatro Basílicas Maiores de Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros.

O encontro com o Papa Francisco, que pode ser considerado o momento central da visita ad limina, está programado para segunda-feira, 20 de junho.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário