sábado, 25 de junho de 2022

Ir. Michele Silva: “Jesus convida no caminho: segue-me, mas as pessoas dão desculpas”


“Refletir sobre como assumimos a missão que nos é confiada por Deus”, é o convite que a Liturgia da Palavra do 13º Domingo do Tempo Comum nos faz, segundo a Ir. Michele Silva. A religiosa chama a se perguntar: “O nosso seguimento a Jesus Cristo é profético? O que é prioridade em nossa vida?”  

Comentando a primeira leitura, a Ir. Michele destaca que o primeiro livro dos Reis “nos chama a assumirmos nossa missão sendo profetizas da esperança, a partir da experiência de Eliseu que foi ungido por Elias, para seguir sua missão profética”. Em relação ao Salmo, “o salmista diz que o Senhor nos ensina o caminho para a vida. Com sua presença temos um refúgio seguro e felicidades sem limites!”

A passagem da carta aos Gálatas, segundo a religiosa do Imaculado Coração de Maria nos diz que “temos a confirmação de que fomos chamadas para a liberdade – É para a liberdade que Cristo nos libertou!”. Ela questiona: “se olharmos para a nossa realidade, quantas situações nos aprisionam?”, respondendo que “precisamos de libertação do machismo, do clericalismo, da homofobia, da xenofobia e de tantas outras realidades preconceituosas que nos escravizam”. Por isso, a religiosa insiste em que “somos conduzidas pela Divina Ruah, portanto não estamos condicionadas à nenhuma lei ou preceito ultrapassado”.



Na passagem do Evangelho segundo Lucas, a Ir. Michele Silva destaca que “Jesus partiu para Jerusalém, e enviou mensageiros à sua frente. Eles entraram num povoado de Samaritanos, que não os receberam bem porque pareciam ir a Jerusalém. Tiago e João perguntaram a Jesus se poderiam mandar descer fogo do céu, sobre eles... Mas Jesus os repreendeu e seguiram o caminho”.

A passagem relata que “nesse caminho uma pessoa disse que queria seguir Jesus aonde que ele fosse: Jesus então foi duro: ‘as raposas têm tocas e os pássaros ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça’”, segundo a religiosa. Ela ressalta que “Jesus convida no caminho: segue-me, mas as pessoas dão desculpas: deixa eu primeiro enterrar meu pai, me despedir da minha família, e Jesus deixa claro que o Projeto do Reino de Deus é exigente e precisa ser prioridade em nossas vidas!”.

Olhando para a vida das pessoas relata que às “vezes queremos ‘descer fogo’ naquilo que nos incomoda, no patriarcado, nas violências, nos desgovernos, nas desigualdades sociais, e em tudo o que não nos agrada, mas Jesus nos ensina ao seguimento coerente, que transforma a realidade, mas sem violência!”.

Finalmente a Ir. Michele disse que “a adesão ao seguimento de Jesus Cristo é exigente, no entanto nos abre para uma liberdade que ultrapassa nossos esquemas limitados”. Para isso, ele pede “que o Imaculado Coração de Maria possa conduzir a nossa missão, nos inspire a uma vivência profética libertadora e transformadora da realidade!”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário