segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Por uma Igreja com o rosto Amazônico – Encontro com povo Indígenas na prelazia Apostólica de Borba


A partir do Sínodo para Amazônia, o Papa Francisco exorta para novos caminhos de conversão com a vivência da Sinodalidade. E foi com este impulso missionário que a Prelazia Apostólica de Borba realizou o Encontro dos Povos Indígenas na Foz de Canumã, comunidade adjacente ao município de Borba. A temática de abordagem foi “Por uma Igreja com rosto Amazônico”. 

O evento foi assessorado por padre Justino Resende, Doutor em Antropologia e indígena pertencente ao povo Tuyuka. Os pontos de reflexão do Encontro foram, Formação e Celebração.

Estes eixos objetivaram impulsionar a ministerialidade e a espiritualidade sacramental com ação reveladora da Igreja de Cristo com rosto indígena. 


O Padre Rezende destacou a necessidade de promover novas práticas pastorais, ouvindo e partilhando a palavra de Deus a partir da própria cultura, assim como fomentar a prática da comunidade celebrante, os ritos sacramentais, a Formação de Ministérios eclesiais; o diaconato permanente, o protagonismo da mulher e a corresponsabilidade participativa na vida e missão da igreja, gerando assim um estilo sinodal de vivência e trabalho na região amazônica. 

Por fim, após intensa reflexão e oração, formou-se a Comissão Pastoral Indígena cuja missão Será organizar, formar, evangelizar e celebrar a Pastoral Indígena. E neste olhar sinodal, o Bispo Dom Zenildo Luiz presidiu a missa com a bênção e o envio da Comissão, concluindo assim o Encontro dos Povos Indígenas.  


Prelazia de Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário