quinta-feira, 1 de setembro de 2022

De volta para casa, colocar a mão na massa para implementar a Reforma da Igreja


Um encontro de todos os cardeais é coisa rara, acontece quando um Papa morre e tem que eleger o sucessor e mais alguma vez que o Santo Padre decide reunir seus colaboradores mais próximos para refletir sobre assuntos importantes na vida da Igreja.

Quando o Papa Francisco foi escolhido em 2013, um dos pedidos que recebeu foi a reforma da Cúria Vaticana. Para isso iniciou-se um processo de discernimento que pudesse ajudar a descobrir os novos caminhos que a Igreja católica precisa. Não só aqueles que estão no Vaticano, mas também todos os batizados e batizadas que vivenciam sua fé em todos os cantos do Planeta.

Mais do que normas concretas, o Papa Francisco chamou a anunciar o Evangelho, um pedido que aparece na Constituição Apostólica que ele escreveu para recolher o refletido ao longo de nove anos. Seu nome é Praedicate Evangelium, que a gente poderia traduzir por pregai o Evangelho.

Aprofundar no conteúdo do texto do Papa tem sido a motivação dos quase duzentos cardeais que se reuniram no Vaticano na segunda e terça-feira. Dentre eles, pela primeira vez, um cardeal da Amazônia, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, alguém que tem mostrado seu compromisso em levar o clamor da Amazônia e de seus povos até o Santo Padre.



A Amazônia tem um lugar preferente no coração do Papa Francisco. Ele tem mostrado repetidamente sua preocupação e carinho pelo bioma amazônico, seus povos e sua Igreja, com gestos concretos que demostram essa afirmação, dentre eles o Sínodo para a Amazônia, que também pode ser visto como momento em que surgiram aportes importantes nesse processo de reforma que agora tem ficado mais explícito de por onde deve avançar.

O encontro dos cardeais com o Papa tem destacado elementos que tem que estar presentes na vida da Igreja: a comunhão, a missão, a presença no meio dos pobres, a presença dos leigos, também das mulheres, em espaços de toma de decisão, dentre outros elementos chamados a ajudar na implementação da Reforma.

Nessa implementação em todos os níveis de Igreja está o passo decisivo desse processo. É hora de colocar a mão na massa e traduzir em gestos, atitudes e propostas o espírito da Praedicate Evangelium. Quem faz parte da vida da Igreja católica tem que se perguntar: o que deveria ser feito em nossa comunidade, em nossa paróquia ou área missionária, em nossa diocese para aos poucos implementar a reforma?

Toda reforma precisa de mudanças, nem sempre fáceis de assumir, mas que são necessárias para implementar tudo aquilo que pode fazer realidade o que é procurado, uma Igreja que responda melhor ao desígnio de Deus, uma Igreja mais viva, melhor presença de Jesus Cristo no meio de seu povo. É tempo disso, de concretizar e fazer carne o que está no papel. Só assim a gente vai poder dizer que a reforma está andando.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Editorial Rádio Rio Mar

Um comentário:

  1. Juntos com o espírito sinodal, cheios de fé, esperança e amor caminharemos plantando os sonhos do Reino de Deus... continuando em Cristo, com a ação do Espírito em nós...
    Avante com toda alegria!!!!

    ResponderExcluir