sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Em Mensagem ao Povo Brasileiro, bispos denunciam corrupção que “subtrai o que pertence aos mais pobres”


No final da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida de 28 de agosto a 2 de setembro, os bispos tem lançado uma Mensagem ao Povo sobre o Momento Atual, um costume nas últimas assembleias do episcopado brasileiro.

O texto começa afirmando ter presente “a vida e a história de nossas comunidades, o rosto de nossa de gente, marcado pela fé, esperança e capacidade de resiliência”, dizendo assumir as alegrias e esperanças do povo. Os bispos insistem na necessidade de traduzir a fé “em compaixão e solidariedade concretas”.

Daí “o compromisso com a promoção, o cuidado e a defesa da vida, desde a concepção até o seu término natural”, incluindo aí a família, a ecologia integral e o estado democrático. Os bispos mostram preocupação diante do “tempo difícil em que vivemos”, que aparece na situação de “complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira”.

Nessa perspectiva, os bispos denunciam “os alarmantes descuidos com a Terra, a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas”, algo motivado pelo desemprego, a falta de acesso à educação de qualidade para todos, a fome.



A Mensagem faz um firme chamado a proteger a jovem democracia brasileira, chamando a um amplo pacto nacional. Ainda mais no ano em que o Brasil comemora o bicentenário de sua Independência, que deve levar a “ter presente que somos uma nação marcada por riquezas e potencialidades, contudo, carente de um projeto de desenvolvimento humano, integral e sustentável”.

Junto com isso, se faz o chamado ao “compromisso autêntico com a verdade, com a promoção de políticas de Estado capazes de contribuir de forma efetiva para a diminuição das desigualdades, a superação da violência e a ampliação do acesso a teto, trabalho e terra”. Tudo isso desde a cultura do encontro e do diálogo, em busca de “ser uma nação realmente independente e soberana”.

Os bispos mostram suas preocupações: a manipulação religiosa e a disseminação de fake News. Também denunciam “a corrupção, histórica, contínua e persistente”, que “subtrai o que pertence aos mais pobres”. Junto com isso insiste na promoção da Lei da Ficha Limpa, em vista do processo eleitoral que o Brasil está vivendo, ameaçado por tentativas de ruptura da ordem institucional.

Diante dessa conjuntura, os bispos do Brasil reiteram “nosso apoio incondicional às instituições da República, responsáveis pela legitimação do processo e dos resultados das eleições”, chamando à participação no processo eleitoral e escolher candidatos “que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da Casa Comum".

Leia na íntegra a Mensagem da CNBB ao povo brasileiro sobre o momento atual



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário