sábado, 27 de maio de 2023

Regional Norte1: “A questão dos abusos é uma questão difícil, mas é uma questão que nós queremos enfrentar na fé”


O Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou nos dias 26 e 27 de maio o Encontro da Comissão de Escuta e Proteção Crianças, Adolescentes e pessoas Vulneráveis, que contou com a participação de dois representantes das dioceses e prelazias do Regional, que foram nomeadas como papel auditor e notario.

O objetivo geral do encontro era “capacitar os membros que são referências das dioceses e prelazias na Comissão Arquidiocesana de proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis para atuarem nas Igrejas locais na função de notário e auditor”. Durante o encontro, os participantes conheceram os conceitos básicos de abuso, exploração sexual, pedofilia no que se refere a crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis. Igualmente conheceram e aprofundaram a legislação referente a criança, adolescente e pessoa vulnerável. Finalmente, o encontro foi oportunidade para apropriar-se da estrutura da comissão e questões prática: Comissão Lux Mundi.

A Dra. Joyce Coelho Delegada da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), mostrou a legislação referente a criança, adolescente e pessoa vulnerável, e como fazer os encaminhamentos. Junto com isso, o que é e como funciona a Rede de Proteção. Num segundo momento, o padre Hudson Ribeiro, explicitou os conceitos básicos de abuso, exploração sexual, pedofilia no que se refere a crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, refletindo sobre as consequências dessas violências.



Dom Leonardo Steiner, presidente da Comissão explicou o que é a Comissão Lux Mundi e como funciona, insistindo na importância do trabalho de prevenção nos espaços eclesiais. Segundo o arcebispo de Manaus, disse que “a Comissão de escuta para podermos ouvir as crianças e adolescentes que foram abusadas sexualmente é uma comissão muito importante que foi constituída no Regional Norte1, e nós estamos reunindo os representantes das dioceses que farão a escuta”. 

Segundo o cardeal Steiner é “uma espécie de treinamento, mas especialmente animar para que nós como Igreja podermos ouvir bem e bem podermos encaminhar”. O presidente do Regional Norte1, insistiu em que “a questão dos abusos é uma questão difícil, mas é uma questão que nós queremos enfrentar na fé, porque nós queremos ser anunciadores, anunciadoras do Reino de Deus, e por isso temos pessoas das diversas dioceses e prelazias que nos ajudaram na escuta, e se for confirmado é muito importante”.

“Da minha parte, como arcebispo que está confirmando essa comissão, eu queria agradecer a disponibilidade desses irmãos e irmãs que foram nomeados pelas dioceses e prelazias”, ressaltou Dom Leonardo Steiner. O cardeal pediu que “esse nosso serviço à Igreja seja um serviço eficiente, mas também seja um serviço de esperança e um serviço de consolo”.

 

Com a ajuda da Dra. Desembargadora Joana Meirelles, os notários e auditores partilharam os elementos que deveriam ser ressaltados como importantes neste trabalho que está se fazendo como Igreja na proteção de crianças e adolescentes e pessoas vulneráveis. Isso, a partir de sua experiencia na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

Os participantes, conheceram com a ajuda de Pietro Bianco Epis, a estrutura da comissão e as questões práticas em relação com ela. A Comissão está presidida pelo cardeal Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, o padre Flavio Gomes dos Santos Chanceler da Cúria Metropolitana e coordenador da Comissão, padre Gilson da Silva Pinto, Assessor Canônico, Pietro Bianco Epis, Canonista,  Kareen Lima do Amaral, Psicóloga, Roselei Bertoldo, religiosa.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário