domingo, 3 de dezembro de 2023

Campanha da Fraternidade: Colocar o olhar para o irmão



O Seminário da Campanha da Fraternidade do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como tema Fraternidade e Amizade Social e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, foi realizado na Maromba de Manaus de 1º a 03 de dezembro e contou com a participação de mais ou menos 25 pessoas das nove igrejas locais que fazem parte do Regional, abordou no último dia o Agir.

Segundo Francisco Meirelles, presidente do Conselho Regional do Laicato e assessor da parte do Agir, “a Campanha da Fraternidade nos convida nesse agir para a gente alargar o espaço da nossa tenda. Nessa amizade social devemos alargar o espaço da nossa tenda”. No agir, ele destacou três dimensões: a pessoal, a comunitária e a social, insistindo em pontos estratégicos para o Regional que possam levar essa Campanha da Fraternidade para o agir em cada dimensão.



Para concretizar isso na vida cotidiana, “os desafios são diversos e a gente precisa realmente olhar como desafio o ponto pessoal, é o meu transformar, é aproveitar esse período quaresmal que vamos vivenciar em 2024 como processo de renovação e espiritualidade pessoal”, destacou Francisco Meirelles. Segundo ele, “eu me transformando pessoalmente no meu agir, eu consigo também enfrentar o desafio de olhar para o outro, e que a gente tire essa palavra o outro e colocar olhar para o irmão”.

O assessor insistiu em olhar o meu irmão, aquele irmão que pensa diferente de mim, aquele irmão que tem atitudes diferente daquilo que a gente imagina, mas que o diferente possa construir laços de comunhão e fraternidade, que com esse diferente a gente possa fazer uma Igreja sinodal, de conversa, de partilha e de olhar para uma sociedade justa, que seja solidaria, e como diz na Fratelli tutti, uma sociedade que olha para a ação política social para esse irmão que tanto necessita e que tanto precisa, e que a gente as vezes esquece e deixamos de lado”.

Agora é tempo de concretizar o que foi refletido e tornar realidade na prática, nas igrejas locais, nas paróquias e comunidades, nas pastorais, organismos e movimentos, essa amizade social que a Campanha da Fraternidade nos propõe para 2024.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicaão CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário