O Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1), realiza de 07 a 09 de junho de 2024, na Maromba da arquidiocese de Manaus o Seminário das Pastorais Sociais. O tema a ser refletido é: “A Amizade Social e o compromisso sociopolítico da fé na construção do bem viver dos povos”, tendo como lema “Vos sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
Para ultimar os detalhes do encontro aconteceu no dia 04 de junho na sede do Regional uma reunião em que foram definidos os últimos detalhes do encontro que será iniciado na sexta-feira, às 19 horas, com uma análise de conjuntura aberto a todas as comunidades, grupos, pastorais e organismos. Com a assessoria de José Ricardo Wendling, economista e advogado, será abordada a questão do compromisso sociopolítico do cristão/ã frente às eleições municipais.
A formação de agentes na dimensão sociotransformadora da fé é umas das prioridades que aparecem nas Diretrizes para a Ação Evangelizadora do Regional Norte 1 (2022-2024), em vista de uma Igreja servidora e defensora da vida. O objetivo do seminário, que contará com a assessoria do padre Paolo Cugini, professor da Faculdade Católica do Amazonas, é contribuir na formação de lideranças para atuarem nas pastorais sociais, organismos e igrejas locais de forma mais qualificada, fortalecendo as mesmas, bem como as iniciativas no cuidado da vida a partir da fraternidade e amizade social.
Além desse objetivo principal, o Seminário das Pastorais Sociais 2024, pretende aprofundar na Encíclica Fratelli Tutti, na Laudato Si e Laudate Deum, refletindo sobre as relações e o cuidado com as pessoas e a casa comum; fortalecer as Pastorais Sociais no Regional Norte1, neste ano em que a Campanha da Fraternidade, que contribuiu para o nascimento de muitas pastorais, está completando 60 anos; aprofundar a dimensão sociotransformadora da fé no ano eleitoral, como compromisso dos cristãos leigos e leigas na construção da boa política; e partilhar as ressonâncias da 6ª semana Social Brasileira e encaminhamentos para o Grito dos Excutidos 2024.
Se espera a presença de quatro ou cinco representantes
de cada Igreja local, que possam contribuir e multiplicar nas dioceses e
prelazias do Regional, a través estudos que ajudem nos encaminhamentos e
desdobramentos realizados no Seminário. Mais uma oportunidade para que pessoas
motivadas no compromisso sociotransformador da fé nas diferentes comunidades
eclesiais possam se formar para assumir essa missão da Igreja na Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário