Faleceu no dia o8 de agosto de 2024 em Belo Horizonte (MG), o bispo emérito da prelazia de Tefé, dom Mário Clemente Neto, Cssp. Nascido em Itaúna (MG), no dia 7 de agosto de 1940, tinha completado 84 anos no dia prévio ao seu falecimento.
O falecimento foi comunicado pelo bispo da prelazia de Tefé, dom José Altevir da Silva. Segundo a nota, que relata a trajetória vital e ministerial de dom Mário Clemente, “Dom Mário atuou de forma significativa na vida do povo, sendo Povo com o Povo, pescador com o pescador, indígena com o indígena. Isto é, foi verdadeiramente inculturado na Igreja na Amazônia. Amou este Povo até o último dia de sua vida, fazendo jus a seu lema: ‘Vim para servir’”.
O texto diz que, “Dom Mário já muito fragilizado, recordava todo o seu processo de missão na Prelazia de Tefé, reafirmando seu amor e sua entrega pela mesma”. Igualmente, a nota destaca que “sua Missão foi de fato marcante, não só em sua vida, mas também na vida do povo!”. Dom Altevir agradece “imensamente toda entrega e compromisso missionário que Dom Mário teve com nossa Prelazia”, apresentando as condolências aos familiares, amigos e toda a sua Congregação. A prelazia de Tefé decretou “um dia de luto a partir do meio-dia de hoje (08), até o meio dia de amanhã (09), paralisando suas atividades e intensificando nossas orações para que Deus acolha este nosso irmão em seu Reino”.
Religioso da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), foi ordenado presbítero em 14 de agosto de 1966, depois de ter cursado Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. No dia 31 de julho de 1980 foi nomeado bispo coadjutor da prelazia de Tefé, recebendo a ordenação episcopal em 19 de outubro do mesmo ano. Em 15 de dezembro de 1982 sucedeu a dom Joaquim de Lange como bispo titular. Renunciou no dia 19 de outubro de 2000, sendo sucedido por dom Sérgio Castriani. No Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1), foi vice-presidente.
A presidência do Regional Norte1 enviou uma Nota de Solidariedade ao bispo da prelazia de Tefé, dom José Altevir da Silva, mostrando seu pesar pelo falecimento de dom Mário Clemente Neto, Cssp, reconhecendo seu “testemunho de pastor dedicado e comprometido com a missão, com uma vida marcada pela sua pobreza evangélica e grande amor pela Amazônia e seus povos”. O Regional Norte1 se une a todos e todas os que choram a partida do bispo emérito da Prelazia de Tefé, pedindo a intercessão de Santa Teresa d´Avila e Nossa Senhora da Amazônia.
Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1
Nenhum comentário:
Postar um comentário