sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Os bispos do Regional Norte1 participam da Assembleia da AAPEC e têm reunião com a equipe formativa do Seminário São José


Os bispos do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil participaram nesta sexta-feira 20 de setembro da XIX Assembleia Ordinária da Associação Amazônica para Pesquisa e Educação Cristã (AAPEC), realizada na Maromba de Manaus, e da reunião com a equipe formativa do Seminário Arquidiocesano São José, onde se formam os seminaristas das igrejas locais do Regional, que aconteceu na sede do Seminário.

Depois da abertura e acolhida dos participantes da XIX Assembleia Ordinária da AAPEC pelo diretor-presidente, o cardeal Leonardo Steiner, foi lida a ata da Assembleia Ordinária de 2023, deliberando posteriormente sobre a prestação de contas. Foi apresentado o Relatório académico 2024 e da visita ao Ministério da Educação. Foi debatido a possibilidade de novos cursos e foi realizada a eleição da nova diretoria da AAPEC.

O Seminário São José busca formar padres no coração da Amazônia. No encontro com os bispos, os membros da equipe formativa, Pe. Pedro Cavalcante, reitor do Seminário São José, Pe. Alcimar Araujo, vice-reitor e formador da etapa de configuração, e padre Odilo Gentil, formador da etapa do discipulado, apresentaram o Seminário, os 4 formadores e os colaboradores e colaboradoras. Igualmente foram apresentados os 43 seminaristas: 16 na etapa do discipulado, estudantes de Filosofia, 23 na etapa de configuração e 4 na etapa de síntese, estudantes de Teologia.



A equipe formativa refletiu sobre o desafio diante dos “formadores paralelos”, o clericalismo e da fixação com os paramentos. Foram apresentadas as diversas dimensões presentes na formação dos seminaristas: espiritual, com diversos momentos de celebração, por turmas durante a semana, e juntos aos sábados, os retiros e o trabalho dos diretores espirituais; a dimensão humano afetiva, com uma equipe de psicólogos e psicólogas, e diversas formações nesse âmbito; a dimensão intelectual, em parceria com a Faculdade Católica do Amazonas, destacando a importância de incentivar a leitura, aprender a ler o sofrimento do povo, entender a fé do povo, saber ler as entrelinhas, e a importância dos seminários e as palestras; a dimensão pastoral, com o serviço dos seminaristas nas áreas Missionárias e paróquias; a dimensão comunitária, sendo falado sobre a Festa do Seminário, realizada no dia 31 de agosto; e o Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), sendo apresentada a XI Experiência Missionária, que tem como lema “Ide convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9), e que será realizada na paróquia São Pedro de Rio Preto da Eva, de 19 a 26 de outubro.

Os bispos presentes na reunião agradeceram à equipe formativa do Seminário Arquidiocesano São José pelo trabalho que eles realizam, afirmando que eles se sentem ajudados na formação dos seminaristas, pois as dioceses e prelazias nem todas teriam condição de assumir a formação por se próprio. Diante do problema do clericalismo os bispos insistiram em ajudar os seminaristas a descobrir a necessidade de ensinar aos seminaristas que devem contar com os leigos.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário