terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Celebração Eucarística com bispos do Regional Norte 1 marca o início das atividades no ITEPES

Bispos do Regional Norte 1 - Amazonas e Roraima, padres, religiosos, seminaristas e leigos estiveram reunidos na Celebração Eucarística realizada na manhã de 11 de fevereiro, nas dependências do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES), para dar abertura ao ano letivo.

O arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu a celebração. Concelebrando estavam Dom José Ionilton, Bispo da Prelazia de Itacoatiara; Dom Edson Damian, Bispo da Diocese de Gabriel da Cachoeira; Dom Mário Antônio, presidente do Regional Norte 1 e Bispo da Diocese de Roraima; padre Cândido Cocaveli, diretor administrativo do ITEPES; auxiliados pelo diácono Francisco Lima, secretário executivo do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima.

Ao final da celebração, Padre Cândido Cocaveli leu um trecho de umas das cartas do livro de autoria de Dom Mario Clemente, bispo emérito de Tefé, onde ele conta experiências das missões realizadas na Amazônia, o jeito simples do povo ribeirinho e a vontade de aprender sobre Jesus. Citou ainda sobre os 20 anos em que a sede do ITEPES foi entregue.

Depois da celebração, houve um breve lanche e em seguida todos retornaram à sala para o início da mesa redonda com os bispos, que marcou o início do Curso “Realidade Amazônica” para novos missionários, recém chegados à Amazônia.  Na ocasião, abordaram assuntos pertinentes no Regional Norte 1, como pastoreio, as experiências vividas na Amazônia e a migração ocorrida em Roraima, onde Dom Mário Antônio falou um pouco da sua realidade.

 Por Rafaella Moura

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário